Falta exatamente um mês para o lançamento de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, mas a série original do Amazon Prime Video já conseguiu irritar os fãs de J.R.R. Tolkien. Muitos conhecedores da saga literária expressaram seu descontentamento nas redes sociais após a publicação de fotos promocionais mostrando a elfa Galadriel (Morfydd Clark) vestida com uma armadura pertencente à linhagem de Fëanor.
Apresentado em “O Silmarillion” – livro de Tolkien que explora a mitologia da Terra Média ao longo de vários milênios –, Fëanor é um príncipe elfo, filho mais velho de Finwë, que assume o trono de Noldor após a morte do pai. Acontece que ele e a Dama de Lórien não se dão tão bem assim, com alguns leitores apontando uma certa rivalidade entre eles.
Galadriel é, na verdade, sobrinha de Fëanor. Os compartilham, inclusive, o mesmo gênio difícil e um orgulho exacerbado. No livro “Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média”, consta que Galadriel foi a maior dos Noldor, à exceção de Fëanor, embora fosse mais inteligente que o tio.
A suposta rixa entre ambos surgiu depois que Fëanor pediu a Galadriel um fio de cabelo, mas ela negou. Então por que ela estaria usando o traje de seu tio? Para a produtora Lindsey Weber, essa polêmica não tem razão de ser, principalmente porque a origem do figurino será justificada em um dos episódios.
“Para dar algum contexto, mesmo que não seja geralmente levado em consideração pelos usuários da Internet: não é realmente a armadura dela, e sim lhe foi dada por alguém”, explicou Weber durante a San Diego Comic-Con 2022.
Série de O Senhor dos Anéis: Novas imagens mostram orcs como personagens femininos pela primeira vez
Fica, portanto, o questionamento: de quem Galadriel recebeu a roupa de proteção? Certamente, não será de um elfo qualquer, mas alguém próximo ao portador do Anel do Poder Nenya. E por que não do próprio Celebrimbor, o ferreiro dos Anéis de Poder que será vivido por Charles Edwards? Afinal, seu avô era ninguém menos que Fëanor!
As respostas começarão a chegar a partir do dia 2 de setembro, quando os três primeiros episódios de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder desembarcam no catálogo do Amazon Prime Video.