Produtores de leite do município de Nova Nazaré (820 km a Leste de Cuiabá), vão realizar pela primeira vez a transferência de embriões da raça Girolando. Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) avaliaram 400 animais e selecionaram 194 vacas para realizar a inseminação artificial. Essa é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), que segue investindo em melhoramento genético do rebanho em propriedades onde o acesso a tecnologias reprodutivas seria inviável, devido aos altos custos do procedimento.
O Programa Mato Grosso Produtivo-Leite tem como estratégia estimular a substituição gradativa dos animais, em sua maioria, de baixo potencial genético e pouca produtividade, por matrizes de alto desempenho produtivo. O extensionista da Empaer, Adilson Santana Campos, destaca que os animais foram selecionados nos Assentamentos Rurais Pontal, Maragatos e Rio dos Cocos, nas propriedades de 12 agricultores familiares. A transferência de embriões será realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro e serão inseminadas 194 vacas.
O município produz 144 mil litros de leite por mês.
Com uma produção mensal de 144 mil litros de leite, o município apresenta potencialidade para expandir a produção devido às condições favoráveis de clima, solo, disponibilidade de água, topografia, laticínio do município de Nova Xavantina, que absorve toda produção. O Programa tem acompanhamento técnico da Empaer e da Secretaria Municipal de Agricultura, que atuam na orientação sobre o manejo sanitário, nutricional e zootécnico do rebanho, seleção das matrizes, entre outras ações desenvolvidas na propriedade.
Conforme Adilson, uma das formas de avançar na qualidade do rebanho é a melhoria genética, alternativa que traz maior resultado em menor tempo é a transferência de embriões promovida pela inseminação artificial. E esclarece que com o melhoramento genético, recuperação de pastagens e suporte para as famílias rurais a tendência é melhorar a qualidade de vida dos produtores gerando lucro e renda com a produção de leite. Esse trabalho no município conta com o apoio do técnico da Empaer, Rafael Renan dos Santos, do secretário de Agricultura, João José Pedroso da Silva Filho, juntamente com os veterinários da Lageado Biotecnologia e Pecuária, Weverson Marques de Oliveira, Agezimar Martins Fernandes e Jefferson Eduardo Resende.
Fonte: @empaer_mt