Você já adiou por muito tempo algum empreendimento ou atividade e depois acabou sendo forçado a tomar uma atitude?
Talvez você se veja nessa situação agora ou até tenha passado por isso antes. A é o que nos prende ao seguro e conhecido.
A vida talvez não esteja muito boa ou necessite de um novo horizonte, mas o medo de começar ou recomeçar afasta a vontade de tentar.
A psicóloga Jennifer Delgado escreveu um artigo explicando que a zona de conforto não é benéfica para o, que se reflete diretamente nos outros campos da vida.
Ela aponta cinco mentiras que nos fazem acreditar que está tudo bem e nos prendem a uma vida segura, porém sem grandes desafios e crescimento:
1. “Eu não tenho por que fazer”
O primeiro ponto para Jennifer é essa questão do crescimento. Se resistir em sair de sua zona de conforto, não crescerá e não é o passar dos anos o responsável por isso, mas os desafios enfrentados no caminho.
Pensar que não precisa fazer algo é uma resistência à mudança para se manter dentro dos limites do conhecido.
Quando pensar que não tem motivos para fazer algo novo, lembre-se que o simples fato de crescer e descobrir são razões mais que suficientes
2. “Não é o momento certo”
Realmente, são poucas as ocasiões perfeitas. Ir em busca de um sonho é lutar contra o vento e a maré, criando as condições ao longo do caminho.
O é o que está por trás desse pensamento. É claro que a psicóloga observa que ninguém vai se lançar a uma aventura sem analisar os prós e os contras.
Mas se queremos chegar a algum lugar na vida, devemos ser conscientes de que não podermos ficar parados. Dando pequenos passos, logo estamos andando melhor.
3. “Vou começar quando…”
Essa desculpa é bem parceira da anterior, além do momento não ser o certo, ainda tem um acontecimento específico para começar a agir.
Na prática, esse é um engano perfeito, pois não é a desistência de um sonho, apenas um adiamento passageiro.
Essa armadilha resulta na procrastinação:
Deixando para depois, arrumando desculpas que confortam. E quando essa condição finalmente acontece, colocamos outra e mais outra.
Por isso, mesmo que não tenha todas as situações criadas, simplesmente dê pequenos passos. Não espere demais, porque a vida é muito curta.
Se formos parar para pensar em todas as dificuldades que teremos no meio do caminho – e isso vale para qualquer coisa -, sempre estaremos adiando nossas conquistas.
4. “Não é para mim”
Aqui se esconde a ideia de que não somos bons ou capazes o suficiente. Pessoas inseguras e que tem baixa autoestima pensam constantemente assim.
E também quem tem medo do mundo e se fecha para novas experiências. Mas como saber que você não gosta de algo se nunca sequer tentou?
Não se feche nunca para novas experiências e não se limite como pessoa. É a pior coisa que poderia fazer.
5. “Eu não sei como fazer”
O novo sempre vai assustar e Jennifer diz que essa é mais uma desculpa comum para se manter na zona de conforto e não enfrentar o desafio.
Mas lembre-se que quando temos um ‘por que’, os ‘como’ chegam sozinhos.
Realizar projetos requer preparação, o que não significa que não possa fazê-lo. “Nenhuma destreza surge do nada, todos tem em sua base muita paixão e esforço”, completa.
e aperte o botão “Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Ganha-se muito ao tentar
Lembra-se da pergunta do início desse texto?
Jennifer conta em seu artigo a fábula de um rei que ganhou dois falcões. Um foi muito bem treinado, mas o outro ficava empoleirado no mesmo galho sem nunca voar.
O rei chamou várias pessoas, inclusive um curandeiro, mas ninguém foi capaz de resolver o problema.
Então um dia, um camponês simplesmente cortou o galho e o falcão teve que alçar voo. Simples assim. Quantas coisas mais podem ser tão simples assim? Se analise!
Esse é um bom exemplo de que ficar muito tempo na zona de conforto nos impede de saber o quão longe poderíamos chegar
. A vida sempre ensina, mas é muito melhor ter a coragem de empreender e não ser levado pelas circunstâncias.
Jennifer Delgado é especialista em saúde e psicologia e escreve em seu blog sobre vários assuntos relacionados e seu objetivo é fazer uma reflexão sobre os temas da vida com perspectiva positiva e, sobretudo, consciente.
Você ousa sonhar?
O vídeo “Você ousa sonhar” da Inknowation, uma antiga empresa que promoveu inovações estratégicas para organizações, ilustra muito bem o que foi dito até aqui e complementa o pensamento da psicóloga:
A zona de conforto não é boa para a saúde pessoal e profissional quando se torna o seu único lugar conhecido. Fora desse pequeno círculo estão todas as possibilidades e acreditar em si mesmo, é preciso.
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Confira o vídeo:
Esse artigo produzido pelo portal é mesmo muito brilhante. Esperamos ter te influenciado a sair da sua zona de cconforto.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.