Em meio a mais um dia de ataques do presidente ao Banco Central, o Ibovespa fechou com queda e dólar em alta nesta terça-feira, 7. A teve queda de quase 1% e a valorizou 0,5%.
No pregão da Bolsa de Valores do Brasil (B3) desta terça-feira 7, o Ibovespa encerrou cotado em pouco menos de 107 mil pontos, e o dólar terminou valendo R$ 5,20. Lula tem criticado o Banco Central pela atual taxa de juros básicos da economia Brasileira — a Selic.
Em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, decidiu manter a Selic em 13,75%. Entre as justificativas para a medida, a autoridade monetária alegou a pressão externa sobre a inflação e o risco fiscal no Brasil.
Ou seja: um dos temores é a possibilidade de o governo aumentar os gastos de modo descontrolado, causando uma explosão no endividamento público. Desse modo, um dos pilares econômicos do Brasil seria ameaçado.
Durante a posse de Aloizio Mercadante para a presidência do BNDES, o petista chegou a dizer que as justificativas dadas pelo Copom para o atual patamar da Selic era uma vergonha. Contudo, o político já deixou claro que o compromisso fiscal não é uma das prioridades de seu atual governo.
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, . “Quanto mais independente você é, mais efetivo você é e menos o país vai pagar em termos de custo-benefício da política monetária”, disse nesta terça-feira.
Fonte: revistaoeste