Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Coprofagia: Por que o cachorro come as próprias fezes?

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Coprofagia: Por que o cachorro come as próprias fezes?

A coprofagia é o hábito que alguns cachorros têm de comer as próprias fezes. Por mais nojento e esquisito que pareça, isso é um problema comum em muitos cachorros.

A palavra coprofagia provém da junção dos termos em latim “copro” (que significa fezes) e “fagia” (que significa ingestão).

Pegar nosso cachorro comendo cocô é uma situação que nenhum tutor de cão gosta de viver. No entanto, você deve saber que para os cães (e para os lobos) esse hábito não é tão bizarro assim. O mais importante é tentar entender o que levou o seu cachorro a .

Na verdade, são muitos os fatores que podem levar à coprofagia. De fato, um cachorro que come fezes pode desenvolver o hábito por , como o tédio, mas também existem diversos problemas médicos que podem causar ou contribuir para a coprofagia canina. A seguir, listamos as principais causas da coprofagia canina.

Algumas causas que podem ser atribuídas a esse hábito são

  • Consumo de ração de baixa qualidade: A alimentação do cachorro é um ponto muito importante para mantê-lo totalmente nutrido. Quando proporcionamos uma alimentação de baixa qualidade ao pet, provocamos déficits no organismo.

Além disso, outro grande fator é a má absorção nutricional, normalmente causada por problemas no fígado do pet. E, consequentemente faz com o precise repor os nutrientes de alguma forma, assim o distúrbio se inicia.

  • Realização de poucas refeições ao dia.
  • Deficiências na produção de enzimas digestivas; deficiência de vitaminas e minerais: o motivo mais comum para o cachorro comer as próprias fezes diz respeito à nutrição. Cães com dietas inadequadas podem recorrer à coprofagia como forma de buscar mais nutrientes, alguns animais apresentam apetite excessivo, comendo as próprias fezes para se saciar.
  • Verminoses: essa é uma doença causada por vermes cujos principais sintomas são: dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios. Além disso, os parasitas ficam no intestino do animal consumindo os nutrientes ingeridos e, para suprir essa falta, o cão ingere as próprias fezes.
  • Necessidade de .
  • .
  • Simples curiosidade.
  • Predisposição genética: algumas raças de cachorro têm maior predisposição para a coprofagia. Assim, não existe muita explicação para esse comportamento, que é simplesmente genético. As raças de pequeno porte como: Lhasa Apso, Pug, Shih Tzu, Spitz Alemão e Yorkshire costumam ser mais afetadas por esse hábito.
Coprofagia: Por que o cachorro come as próprias fezes?
Coprofagia: Por que o cachorro come as próprias fezes?Coprofagia: Por que o cachorro come as próprias fezes?

A coprofagia deve ser desencorajada, pois pode causar alguns problemas ao animal, como transmissão de vermes intestinais, bactérias.

Algumas sugestões que podem ajudar a deter esse comportamento

  • Remover as fezes do local diariamente. Evitar o acesso às caixas sanitárias de gatos.
  • Não confinar seu cão na área onde ele defeca.
  • Providenciar .
  • Um ou mais laboratoriais podem ser necessários para eliminar as possíveis causas desconhecidas.
  • Informar seu veterinário com uma descrição precisa da dieta atual do animal, incluindo .

Em resumo

Identificar as causas da coprofagia é o primeiro passo para começar a tratá-la, já que o tratamento está diretamente ligado ao motivo que leva o cachorro .

Alguns comportamentos podem ser percebidos pelo próprio tutor, mas é importante consultar um médico para que o profissional possa orientar sobreo diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento.

Fonte: melhorcomsaude

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.