O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se nesta sexta-feria (3) com delegação da República Popular da China no Brasil visando fortalecer a parceria e identificar oportunidades para comercialização de mais produtos entre os dois países.
“A China é muito importante para o Brasil e para os brasileiros. Eles são nosso principal parceiro comercial e temos interesse em fortalecer o comércio de diversos produtos”, comentou o ministro.
O país asiático é o maior importador do milho brasileiro, responsável por um terço do incremento do volume exportado do produto. As vendas à China foram autorizadas em novembro último e, já em dezembro de 2022, atingiram 1,1 milhão de toneladas. É também a principal importadora do complexo soja, comprando US$ 819,82 milhões em dezembro de 2022 ou 65,8% do valor exportado pelo Brasil.
Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao ressaltou a importância na cooperação agrícola, e ainda, na tecnologia, na produção e na infraestrutura entre dois países. “Ambos os países estão numa etapa crucial de desenvolvimento visando novas oportunidades. Temos grande expectativa para o aumento quantitativo e qualitativo da nossa cooperação”, afirmou.
De acordo com Fávaro, o encontro também foi uma oportunidade para preparar os assuntos que serão desdobrados durante missão do presidente Lula à China no próximo mês.
Também participaram da reunião o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China e dos Brics, deputado Fausto Pinato; o secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda; o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa e o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
___________________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o no Google News.
Fonte: canalrural