Estreando nesta segunda-feira (22), Mar do Sertão é a nova novela das seis da Rede Globo. A trama escrita por Mário Teixeira veio para substituir Além da Ilusão e conta com Débora Bloch, José de Abreu, Isadora Cruz, Sergio Guizé e Renato Góes no elenco. Ambientada na cidade fictícia de Canta Pedra, a novela busca trazer a cultura nordestina de um jeito fabular, de acordo com o diretor artístico Allan Fiterman.
Tudo que sabemos sobre Mar do Sertão: Conheça personagens, elenco, história e bastidores
Antes de Mar do Sertão, outras novelas fizeram do Nordeste o palco de suas tramas. Por isso, relembramos outras produções da Rede Globo que se passaram e foram gravadas na região.
Baseada no livro de Jorge Amado, Tieta é ambientada na cidade fictícia de Santana do Agreste, localizada na Bahia. A história acompanha Tieta ao ser expulsa da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), por conta de seu comportamento liberal. Após ser envergonhada publicamente, ela segue para São Paulo. Anos mais tarde, Tieta volta a Santana do Agreste disposta a se vingar de quem a tratou mal.
A protagonista foi interpretada por Claudia Ohana na primeira fase e por Betty Faria na segunda. As gravações aconteceram em Mangue Seco, uma pequena vila de pescadores na Bahia.
Escrita por Silvio de Abreu, Da Cor do Pecado é ambientada, na maior parte do tempo, em São Luís, capital do Maranhão. A novela acompanha o romance de Preta (Taís Araújo), uma feirante simples, e Paco (Reynaldo Gianecchini), um jovem de família rica. O casal tem que enfrentar muitos obstáculos, incluindo Bárbara (Giovanna Antonelli), uma mulher ambiciosa interessada na fortuna de Paco.
Além de São Luís, as gravações da novela também passaram pela cidade histórica de Alcântara, na Praia Ponta d’Areia e nos Lençóis Maranhenses.
Baseada nos poemas de cordel característicos da cultura nordestina, Cordel Encantado teve como ponto de partida as lendas heróicas do sertão nordestino e o encantamento pela realeza europeia. A trama acompanha o romance de Açucena (Bianca Bin) e Jesuíno (Cauã Reymond), dois jovens simples, mas que possuem origens que desconhecem: a primeira é uma princesa de um reino europeu e o segundo é filho legítimo de um famoso cangaceiro da região.
As cenas que se passam no reino fictício de Seráfia foram gravadas na França. Já as cenas que se passam em Brogodó, cidade fictícia da trama, aconteceram em Canindé do São Francisco, em Sergipe, e em Olho d’Água do Casado, em Alagoas. Também houve gravações no cânion de Xingó, no Rio São Francisco.
Ambientada na cidade fictícia de Grotas do São Francisco, a novela mostra primeiramente o coronel Jacinto (Tarcísio Meira), dono de quase tudo na cidade. Ambicioso, ele também está de olho nas terras do capitão Rosa (Rodrigo Lombardi). O conflito entre os dois atravessa gerações, gerando atritos entre as personagens da história. A trama ainda traz discussões acerca da transposição do Rio São Francisco.
Entre as locações de Velho Chico estão São Francisco do Conde, Raso da Catarina e Cachoeira, na Bahia; Baraúna, no Rio Grande do Norte; Povoado Caboclo e Olho D´água do Casado, em Alagoas.