Diversos funcionários entraram em contato com o Leiagora para fazer a denúncia, enviando vários holerites, dos quais consta o pagamento das férias, por exemplo, inclusive de meses de setembro e outubro, mas que o dinheiro não havia sido depositado na conta. Até então, os funcionários vinham aguardando uma negociação conduzida pelo sindicato, mas, ainda nessa terça-feira (31), o tesoureiro da entidade, Dejamir Soares, gravou um vídeo falando que os compromissos assumidos não foram cumpridos.
Diante de tal situação, o grupo de servidores resolveu procurar outros meios de cobrar a dívida que a Prefeitura até o momento não se disponibilizou a pagar. Além da questão dos direitos trabalhistas, existe o prêmio saúde, que está dois meses sem ser pago, e não foi cumprido o reenquadramento na tabela salarial referente a níveis e classes superiores, relativos aos anos de 2020 e 2021.
“A SMS tem um grande desrespeito e desumanidade com o servidor público. Porque a pessoa tira férias, eles não pagam, somente o holerite que eles lançam, desde julho do ano passado. São raros os servidores que saíram de férias e receberam esse um terço na sua conta. O sindicato ficou de negociar isso tudo, mas não está sendo honrado. Já estamos com dois ‘prêmios saúde’ sem receber. Estamos desesperados, porque não temos a quem recorrer. Não tomamos medida judicial, porque o sindicato está negociando, mas frustrado. Isso é uma desumanidade e falta de respeito com o servidor público, que tanto precisa. Tem a RGA e outros encargos que ele deveria honrar e não honrou. Não tem humanização com o servidor público”, afirmou uma servidora que prefere não se identificar.
Em nota, a SMS informou que os holerites não são utilizados para prestação de contas no Tribunal de Contas do Estado. Além disso, de acordo com o setor de Recursos Humanos da pasta, somente as férias de novembro e dezembro não foram pagas ainda. Caso haja casos anteriores a novembro, são pontuais e devem procurar a SMS para verificar a situação.
Confira a íntegra da nota
Em relação aos pagamentos, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS informa:
– Foram realizados os pagamentos rescisórios dos meses de junho, agosto e setembro de 2022;
– Também foram realizados os pagamentos do adicional noturno de novembro, para quem ainda não havia recebido e os de dezembro (no total de 1006 servidores);
– A SMS na próxima semana realizará o pagamento dos acertos rescisórios de julho, outubro, novembro e dezembro, bem como o pagamento do Prêmio Saúde;
– Vale ressaltar que o pagamentos destas rescisões não estavam previstos no orçamento para 2022, por isso não puderam ser realizados dentro do mês correto;
– Em relação aos holerites, assim que o setor de Recursos Humanos faz o processamento da folha de pagamento, automaticamente o sistema gera holerite. Ele não é utilizado para prestação de contas ao TCE.
– De acordo com o RH, as férias de novembro e dezembro que não foram pagas ainda. Se tiver casos anteriores a novembro, são pontuais e devem procurar a SMS para verificar.
Fonte: leiagora