Um menino de oito anos encontrou um dente de tubarão fossilizado, de uma espécie extinta há milhões de anos, enquanto estava de férias com a família na Carolina do Sul, nos EUA.
O dente pertence a uma espécie parente do megalodonte, considerado o maior predador dos oceanos na pré-história.
Riley Gracely, que mora em Lebanon, na Pensilvânia, viajou com o pai, Justin, a mãe, Janelle, e o irmão, Collin, para Myrtle Beach no início de agosto, onde passariam alguns dias.
Entre no grupo do MidiaNews no Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Durante a viagem, a família parou na Palmetto Fossil Excursions, uma atração educacional de expedição de caça a fósseis em Summerville, na Carolina do Sul.Segundo contou o pai do menino à rede de televisão norte-americana Fox News, Riley estava caminhando sobre algumas pilhas de cascalho e terra quando notou o que, para ele, parecia a ponta de um dente.
“Quando ele desenterrou o objeto, ele ficou muito animado”, disse o pai.
Não é para menos. O menino havia descoberto um dente de Otodus angustidens, de quase 12 centímetros de comprimento, na pilha de cascalho sobre a qual caminhava.
The fossil deposits of Coastal South Carolina tell a story about the ancient life that once roamed our Oceans millions of years ago. Book your tour today!#paleontology #palmettofossilexcursions #ecotours #DiscoverSC #Explore #outdoorfun https://t.co/3bz39jwWuk pic.twitter.com/orMD4p3JLF
— Palmetto Fossil Excursions (@PaleoPalmetto) May 1, 2022
“Estamos muito orgulhosos de Riley”, acrescentou o pai, lembrando que a equipe da Palmetto Fossil Excursions explicou o significado da descoberta do garoto, que se destacou por causa de sua “espécie, tamanho e condição”.
O angustidens era uma espécie de tubarão mega dentado pré-histórico, que viveu entre 22 milhões e 33 milhões de anos atrás, durante as épocas do Oligoceno e mioceno. Ele era parente do megalodonte. Para se ter uma ideia de como era o seu tamanho, um fóssil encontrado na Nova Zelândia mede cerca de 9,3 metros.
Justin também disse à Fox News que seu filho é um pescador ávido, que ama ciência e atividades ao ar livre. “Sua coleção ainda está em estágio inicial, então ele a está mantendo por enquanto, mas não se sabe por quanto tempo”, afirmou o pai.
“Provavelmente encontramos sete ou oito espécies de dentes ao todo”, continuou Justin. “Nós passamos férias em Myrtle Beach todo verão, então, desde o momento em que Riley e seu irmão Collin aprenderam a andar, nós passamos a procurar por esse tipo de tesouro na praia”, contou.