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Política

Coleta fluvial no Rio Cuiabá não funciona há mais de um ano, acusa Demilson

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O vereador Demilson Nogueira (PP) denunciou à imprensa que a coleta fluvial do Rio Cuiabá, a qual deveria ser realizada pela prefeitura, está paralisada há cerca de um ano e meio. De acordo com ele, a Balsa Ecológica, unidade responsável pela limpeza e preservação do rio, está ancorada no Cais do Porto, sem uso.

“Mais um desperdício com o dinheiro público, um serviço que não é realizado. Essa poderia ser uma das melhores atividades ligadas à área de limpeza e infelizmente o serviço está parado, paga-se por aquilo que não presta à população cuiabana enquanto isso a saúde está o caos, médicos não são pagos, hospitais sucateados e a gestão que deveria cuidar do meio ambiente, do nosso Rio Cuiabá, da sobrevivência dos peixes, das mananciais é ineficiente”, afirmou o vereador Demilson Nogueira. 

De acordo com ele, ao chegar às proximidades do Cais do Porto, constatou que a balsa estava estacionada e, de acordo com alguns funcionários das empresas de serviços náuticos do local, o serviço de coleta fluvial não vem sendo executado há mais de um ano e meio. 

A coleta deveria percorrer, diariamente, um trecho de aproximadamente cinco quilômetros, entre a Ponte Maria Eliza Bocaiúva, a “Ponte Nova”, e a comunidade São Gonçalo Beira Rio, recolhendo todo tipo de material encontrado às margens do rio. 

O equipamento, que está sem uso, possui mais de 7 metros de comprimento e 3 metros de largura. A Balsa Ecológica faz parte do contrato de prestação de serviço assinado entre o Município e a empresa Locar, desde dezembro de 2018. O serviço de coleta  foi uma das exigências feitas no edital de concorrência pública que estabeleceu a Locar como vencedora.

Outro lado

Em nota, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) informa que:

– O serviço foi suspenso, temporariamente, pela empresa Locar Saneamento Ambiental, por conta de um problema no motor da Balsa Ecológica.

– A manutenção do equipamento é de responsabilidade da empresa, que o enviou para fora de Cuiabá para que o conserto seja realizado.

– A Limpurb notificou a empresa solicitando agilidade nesse processo, para que o serviço seja retomado o mais breve possível.

– Destaca ainda que, desde 2018, o pagamento à empresa é feito por quantidade de lixo coletado em toda a cidade.

– Dessa forma, o Município não arca com qualquer custo com manutenção de equipamentos ou por serviços que não estão sendo prestados.

– Reforça ainda que, periodicamente, servidores da própria Limpurb realizam ações de limpeza em toda a margem do Rio Cuiabá.

Fonte: leiagora

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