Um levantamento divulgado nesta segunda-feira, 30, pela Ticket Log, demonstra que até 27 de janeiro o preço de venda gasolina subiu 0,97% nos postos de combustíveis do país, na comparação com a média de preços de dezembro.
O Índice de Preços Ticket Log (IPTL) é formado com base nos preços dos abastecimentos feitos por 18 mil postos credenciados. De acordo com a última atualização, de domingo 29, a gasolina está sendo vendida a um preço médio de R$ 5,34 no país.
De acordo com a agência Reuters, houve aumentos nos preços da gasolina em todas as regiões, sendo o mais expressivo de 1,27%, registrado nos postos do Nordeste.
A tendência é de alta nos preços, de acordo com nota de Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, dona da Ticket Log. “Devemos ficar atentos aos reflexos do último aumento, de 7,47%, para a gasolina vendida às refinarias, válido desde o dia 25 de janeiro, que deve refletir ainda mais no preço do litro e deixá-lo mais caro”, disse.
Ele se referiu ao reajuste anunciado pela Petrobras, que foi o primeiro para a gasolina em cerca de seis meses.
Já o etanol está sendo comercializado em janeiro a um preço médio de R$ 4,32, segundo IPTL, um aumento de 2,85% em relação a dezembro. A maior alta também foi no Nordeste, de 4,68%, informou a Reuters.
O aumento do etanol, segundo Pina, ouvido pela Reuters, se deve à entressafra da cana-de-açúcar, que diminui a oferta do produto no mercado e eleva os preços nas usinas.
Fonte: revistaoeste