Carro manual, com câmbio automático, tipo CVT e até mesmo os menos populares como os automatizados. Entenda a diferença entre os sistemas dos câmbios dos carros.
Câmbio dos carros: entenda como funciona cada um dos sistemas
O nível de tecnologias dos carros permite uma variedade de transmissões. Por anos os carros manuais dominavam o setor, porém, com o passar dos tempo os automáticos e CVTs também se popularizaram.
Um dos motivos está ligado ao desenvolvimento de novas tecnologias que permitiram maior eficiência dos sistemas, bem como o preço mais acessível dos carros dotados com esse tipo de transmissão.
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Algo que era encontrado apenas em carros mais equipados e de luxo, o câmbio automático ou CVT já está presente nos mais diversos segmentos, bem como em versões de modelos mais acessíveis, como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, por exemplo.
Mas você conhece a diferença entre os tipos de transmissão? Caso a resposta seja não, veja a diferença entre elas!
Carro com câmbio manual
Os carros dotados de câmbio manual são os mais comuns e justamente por isso, tendem a ser mais econômicos, tanto para a produção, bem como para a comercialização, uma vez que dispensa o uso de sistemas eletrônicos.
O sistema funciona quando o motorista pressiona a embreagem para realizar a troca de marchas na alavanca do câmbio.
Nesse caso, quando o condutor pressiona o pedal da embreagem, a força do motor não é mais enviada para a transmissão, com isso, é possível realizar a troca das marchas.
Carro automatizado
O carro automatizado também é uma opção. Porém, é mais comum encontrar veículos disponíveis com o tipo de transmissão no segmento de usados, uma vez que o sistema é pouco usado pelas montadoras, por motivos de durabilidade e alto nível de manutenção.
Tal sistema substitui o uso do pedal da embreagem por um sistema eletromecânico que aciona a embreagem para realizar a troca de marchas.
Carro automático
Já no caso dos carros automáticos não é necessário o uso da embreagem, bem como da troca de marchas. Ou seja, no local dos três pedais, há apenas dois: o do acelerador e freio.
A sequência de marchas funciona através da troca de discos de acordo com a velocidade do carro, bem como as rotações do motor do veículo.
Ou seja, o motorista não precisa de preocupar em pisar na embreagem bem como na troca de marchas através do câmbio. O veículo é capaz de realizar a troca de forma automática.
Porém, em carros com pegada mais esportiva, há a opção de aletas atrás do volante para a troca de marchas manuais, caso seja o desejo do condutor, bem como a opção de troca no câmbio da transmissão manual.
CVT
O câmbio CVT é uma opção mais acessível da transmissão automática. A sigla significa Transmissão Continuamente Variável, em inglês. Nesse sentido, o veículo dispensa o uso dos discos ou engrenagens, como é o caso da transmissão automática.
O sistema funciona através de duas polias ou correias de aço que realizam a troca de marchas de forma mais rápida. O sistema também permite que o carro simule um nível maior de marchas, entre sete e 10, por exemplo.
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