Mato-grossenses estão participando do . Os cinco finalistas já foram selecionados. E você saberá um pouco sobre o perfil de cada um. O primeiro colocado receberá o prêmio de R$ 50 mil e terá o corte produzido pela indústria frigorífica.

competidores churrasco
Da esquerda para direita: Leonardo França, Waldez Miranda e Zigomar de Oliveira. (Foto: reprodução)

Veja os finalistas:

André Vitaliano
O cuiabano André Vitaliano é chef e empresário. Na infância, André já ajudava os pais a cortar suínos e preparar linguiças. Com mais de 20 anos de trabalho, o chef de cozinha conseguiu apresentar a cultura gastronômica de Mato Grosso no Senado, na Câmara Federal e na Semana Cultural de Mato Grosso.

Zigomar de Oliveira Bastos
Também de Cuiabá, Zigomar é açougueiro e aprendeu a cortar as carcaças de na infância, quando ajudava seu pai na chácara onde moravam, em Jangada. “Foi meu pai quem me deu as primeiras lições sobre os cuidados com higiene, formas de desossar e separar as peças, além de ter me ensinado o básico sobre evitar desperdício”, contou.

Paulo Sérgio da Cruz

O churrasqueiro Paulo Sérgio teve seu primeiro contato com a carne como ajudante de açougueiro. Atualmente já são 20 anos no universo da carne, pelo qual ele tem paixão e se dedica diariamente. “Quando fiquei sabendo que sou um dos finalistas, me emocionei muito, chorei muito. Este concurso vai ser muito bom para nossa profissão, um meio onde precisa ser cada vez mais valorizado”, disse ele.

Waldez Miranda

O empresário Waldez herdou a paixão pelo churrasco do seu pai. Desde a infância, o acompanhava nos churrascos feitos no fogo de chão com espetos de bambu, quase sempre nas festas de santo na chácara da sua família. “Há sete anos, fiz deste prazer minha profissão, buscando aprimoramento e conhecimento em suas diversas formas. Sou formado em Gastronomia, onde ampliei mais ainda o conhecimento. Hoje, sou conhecido como “O Cara do Churrasco”. Unindo pessoas através da boa comida assim como me foi ensinado”.

Leonardo França da Silva

O trabalho com a carne passou de geração em geração, e hoje, o açougueiro Leonardo dá continuidade no que os pais um dia começaram.  “Hoje tenho orgulho por exercer essa profissão, trago com amor tudo o que aprendi e ensino com carinho os meus parceiros que iniciam nesse ramo”.

“Quando descobri que era um dos finalistas fiquei muito feliz em saber que tenho chances de ser um representante da minha categoria no estado de Mato Grosso”, acrescentou ele.

O principal objetivo do Concurso MT Steak é promover a carne de Mato Grosso considerando os pilares da sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade e sanidade.

finalistas churrasco
Da Esquerda Para Direita: André Vitaliano E Paulo Sérgio.

Vencedores

O corte vencedor será conhecido no mês de março e irá representar o estado de Mato Grosso mundialmente. Os cinco selecionados irão participar de um reality show onde irão apresentar os cortes para uma banca técnica que deverá considerar os aspectos do corte, preparo e características sensoriais.