Sophia @princesinhamt
Mundo

Lula recusou ajudar a Ucrânia com munição para tanques de guerra

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A de Olaf Scholz anunciou, na quarta-feira 25, após pressão da , e , que enviaria tanques de guerra do tipo 2 para Kiev, para contribuir no combate contra a . Antes disso, contudo, no último dia 20, Berlim teria tentado negociar com Brasília para que o governo fornecesse a munição para esses tanques que seriam despachados para o campo de . O presidente (), no entanto, negou o .

A munição, segundo apurado por VEJA, seria repassada por Berlim à Ucrânia. A decisão ocorreu durante uma reunião entre , os chefes das Forças Armadas e o ministro da Defesa, José Múcio – sexta-feira dia 20 foi a véspera da demissão do comandante do Exército, Júlio Cesar de Arruda.

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, decidiu nesta semana depois que a Casa Branca confirmou que também enviaria os avançados tanques M1 Abrams.

Berlim é a fabricante dos Leopards e, com a medida, liberou também a do por outros países europeus que indicarem estar dispostos a fazê-lo. Ao menos 12 países no continente possuem cerca de 2.300 blindados.

Segundo dois funcionários de alto escalão militar consultados por VEJA, o presidente Lula “não quer mexer em algo que não diz respeito a ele”, especialmente tão no início do governo, já que seu mote é, como foi nas duas primeiras passagens pela presidência, o multilateralismo. Não valeria, segundo as fontes, “se meter nessa briga e se queimar”.

O Brasil, apesar de ter condenado a invasão russa de 24 de fevereiro de 2022 nas , escolheu manter uma posição de neutralidade, evitando sanções contra o presidente russo, , por motivos econômicos. A agricultura brasileira é altamente dependente dos fertilizantes de Moscou – de 2018 a 2022, vendeu em média 22% do produto consumido pelos brasileiros –, e a Rússia é um grande exportador de produtos como o diesel para o país.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.