A fome é um dos sentimentos mais cruéis que alguém pode sentir. E não estamos falando de sentir fome porque o delivery está atrasado, mas, sim, de não ter absolutamente nada para comer. Felizmente, há pessoas solidárias dispostas a fazer o bem e cuidar de quem precisa. Esse grupo de voluntários de Restinga, no Rio Grande do Sul, distribui marmitas gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social, especialmente aquelas que estão em situação de rua.
O idealizador da ação é o rapper Alexsandro dos Santos Camargo, de 46 anos, que faz esse gesto solidário há 30 anos! Ele produz cerca de 100 marmitas por semana. Com ajuda da família, Alexsandro arrecada alimentos, prepara as refeições no fogão da sua própria casa e os distribui pelo bairro em que mora. O projeto leva o nome de “Ação Social nas Ruas: Rap em Ação”, em homenagem à paixão musical do Alexsandro.
“Estamos fazendo isso para mostrar para essas pessoas que elas merecem e podem. Nós também não temos nada, mas estamos oferecendo o pouco que temos para quem precisa. Isso é o espírito do movimento hip hop”, disse, segundo o .
Desde o primeiro dia em que começou com a distribuição das marmitas, Alexsandro já ajudou cerca de 2 mil pessoas. Homens, mulheres, idosos e crianças que encontraram por meio dele a solidariedade e carinho que tanto precisavam naquele momento.
Com ajuda dos amigos, a ação foi crescendo e chegou a mais voluntários. A arrecadação antes era feita só no boca a boca, mas agora existe um grupo de WhatsApp para recrutar pessoas dispostas a ajudar e organizar melhor a produção dos alimentos.
Até rivais se unem por essa causa!
E o resultado foi ótimo! A do rapper alcançou novos doadores, que também ajudam na distribuição das marmitas. E o bacana é que o projeto juntou até mesmo rivais: Valmor, torcedor do Internacional, e Alexsandro, gremista com orgulho! Eles, inclusive, usam a camiseta dos seus respectivos times de futebol na hora de distribuir as refeições.
“Queremos mostrar que todos são bem- vindos na iniciativa e que vamos ajudar os que passarem pelo nosso caminho, independentemente de diferenças”. Curiosamente, vários voluntários se conheceram graças ao projeto e tornaram-se amigos!
Paulo, um dos voluntários, pensa que qualquer um poderia estar naquela situação e que, por isso, é necessário estender a mão e ajudar. “Nós poderíamos estar naquela situação. Todos nós já passamos dificuldades. Para chegarmos ao que somos hoje, recebemos a ajuda de pessoas ao longo da vida. É nossa vez de retribuir”, afirmou.
Parabéns a todos que participam dessa iniciativa espetacular! Que o projeto cresça cada vez mais e vocês recebam todo o bem que fazem em dose dupla!
e aperte o botão “Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Fonte:
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.