Um encontro marcado para esta segunda-feira, 23, entre o presidente do Brasil, (PT), e o líder venezuelano, , foi cancelado, segundo apurado por VEJA.
A assessoria do gabinete presidencial e o próprio Lula haviam confirmado a reunião, vista com ambiguidade por diversos setores devido à situação política da .
Segundo o ministro Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência, o encontro foi cancelado pela parte venezuelana, mas o motivo não ficou claro. Macedo disse ainda que Maduro sequer viajará para a , para a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
A autoridade falou a repórteres na Casa Rosada, sede do governo argentino, durante uma reunião a portas fechadas entre Lula e o presidente do país, Alberto Fernández.
As relações com a haviam sido cortadas durante os quatro anos do governo de . Já Lula deixou claro que pretende reconstruir as relações internacionais, em especial com os vizinhos da América Latina.
Uma das primeiras ações do atual governo foi restabelecer as relações diplomáticas com a Venezuela, cortadas no governo anterior, e ordenar a reabertura da embaixada em Caracas.
A vitória de Lula foi comemorada sem pudor por Maduro, que posou para fotos fazendo o “L” com os dedos. Em parte pelo peso do petróleo venezuelano na crise energética mundial e, em parte, pela ascensão da esquerda na América Latina, o ditador livrou-se da condição de pária e voltou a ter interlocutores.
Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a Venezuela fecha 2022 com o maior crescimento da região, de 12%, e deve repetir o feito no ano que vem (com a ressalva de que sai de um patamar baixíssimo).
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja