Sophia @princesinhamt
Notícias

Governo concede bolsas de estudos integrais para ensino superior e cursos técnicos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

O governador em exercício, Otaviano Pivetta, e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, assinaram na manhã dessa sexta-feira (20.01), o edital que concede 1.640 bolsas integrais para que estudantes egressos da Rede Estadual e profissionais da educação façam cursos de ensino superior e técnicos na Universidade Católica de Mato Grosso. Denominado Pacto Educativo, o edital terá um investimento de R$ 30 milhões por um período de quatro anos, numa parceria com a União das Universidades Católicas de Mato Grosso (Unifacc). Metade das bolsas serão disponibilizadas imediatamente e, a outra metade, em 2025. Poderão concorrer alunos considerados hipossuficientes economicamente e em situação de vulnerabilidade social.

“O Pacto Educativo é mais uma iniciativa do Governo de Mato Grosso que terá grande impacto social. Vai atender aos que realmente precisam e reforça as demais ações que fazem parte do Programa Educação 10 anos”, disse Pivetta. Ele foi além, ao afirmar que a Educação Pública Estadual tem todos os requisitos para estar entre as melhores e mais bem avaliadas do país. “Estamos no caminho certo”.

Os cursos de graduação serão oferecidos no campus de Cuiabá/Várzea Grande nas áreas de licenciatura em Pedagogia, e bacharelado em Direito, Administração, Educação Física, Enfermagem, Biomedicina, Psicologia e Ciências Contábeis. Já os 12 cursos técnicos, que também serão ofertados aos estudantes, ocorrerão em Cuiabá, Várzea Grande, e nos campi de Rondonópolis, Sinop e Cáceres. O edital também beneficia Barra do Garças que, junto com Cuiabá e Várzea Grande, também vai ofertar o curso de pós-graduação em Gestão Escolar que será destinado a profissionais da Educação.

Segundo Alan Porto, o Governo do Estado vem dando, desde 2019, todas as condições para que a Seduc-MT continue avançando e cumpra as metas do Educação 10 anos. “São 30 políticas e mais de 130 ações já implantadas. O Pacto Educativo reforça o rol de ações que objetivam não apenas melhorar os índices de alfabetização e assimilação do conteúdo pedagógico, mas, melhorar a qualidade de vida e as perspectivas de futuro de crianças, jovens e adultos por meio de uma educação de qualidade”.

Para os estudantes selecionados, as formações serão realizadas na modalidade de educação presencial no campus de Cuiabá-Várzea Grande. Os critérios de seleção estão disponíveis nos editais abaixo e seguem regras definidas no Plano Estadual de Educação, em consonância com o Plano Nacional de Educação 2014-2024 e a Lei 13.005/2014. Serão 840 bolsas integrais para cursos técnicos, 400 para pós-graduação e 400 para cursos de graduação.

Também participaram da solenidade de assinatura do Pacto Educativo, Flavia Emanuelle (secretária-adjunta de RH da Seduc-MT), Gelson Megatti (presidente do Conselho Estadual de Educação), Eduardo Ferreira (presidente do União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME-MT), Padre Edson Sestare (União das Faculdades Católicas de MT) e Ana Maria Di Renzo (diretora acadêmica da Unifacc).

Serviço

Informações e inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail e site oficial da Unifacc de 20 de janeiro a 08 de fevereiro. Para matrículas no curso de pós-graduação, somente pelo e-mail e site oficial da Seduc-MT, de 20 de janeiro a 05 de fevereiro.

Confira aqui os editais:

Graduação – Pacto Educativo

Cursos Técnicos – Pacto Educativo

Pós Graduação – Pacto Educativo 

2025 word2

O Ateliê Costurando Sonhos – projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) – será inaugurado na segunda-feira (23.01), na Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá). O espaço conta com 10 máquinas para a produção de fraldas descartáveis e absorventes.

Incialmente, 10 reeducandas vão fazer a oficina de corte e costura, mas o número pode ser ampliado gradativamente. “O ataliê é um sonho pelo qual lutamos por dois anos que agora se torna uma realidade”, diz a diretora da unidade prisional, Silvana Lopes.

Os cursos proporcionarão às reeducandas a oportunidade de aprenderem uma nova profissão e também permitirão confeccionar as próprias roupas e outros itens de uso pessoal na unidade.

2025 word2

De acordo com Silvana, o ateliê conta com dois tipos de máquinas, sendo nove de corte e costura que foram cedidas em regime de comodato pelo Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMA), e uma para produção de fraldas descartáveis e absorventes. Essa última foi doada pelo Rotary Vila Operária e o Rotary Distrito 4440. A iniciativa tem ainda o apoio da promotora de Justiça, Joana Nogueira Bezerra. 

Para se ter ideia, detalha a diretora, a máquina de fraldas tem capacidade de produzir 800 unidades por hora. Esse número aumenta para 1.500/hora unidade se for absorvente. Agora, a direção da Cadeia Pública busca parceiros para que os produtos confeccionados pelas presas, inclusive, uniformes e lençóis, possam ser adquiridos por empresas ou instituições públicas.

Silvana Lopes informou ainda que a montagem das máquinas foi feita por três reeducandos da Penitenciária Major Eldo de Sá, o Presídio da Mata Grande, e que um deles irá ensiná-las como operar os novos equipamentos. O ateliê foi montado em duas salas anexas à cadeia feminina, construídas em parceria com o Conselho da Comunidade do município. 

Atualmente, 28 presas da Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis já trabalham em outras atividades. Além de renda e qualificação para à reinserção social, o trabalho ofertado às pessoas privadas de liberdade (PPLs) pode gerar benefícios no cumprimento da pena.

2025 word2
Nas belas praias de água doce do Rio das Mortes, localizadas na região Leste de Mato Grosso, as tartarugas-da-amazônia encontram segurança para dar continuidade ao ciclo da vida. Mais de 350 mil filhotes nasceram no Parque Estadual Refúgio de Vida Silvestre Quelônios do Araguaia, gerido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

O gerente do parque estadual, Felisberto Alves, explica que os filhotes saem dos ovos entre os meses de novembro e dezembro. O local é resguardado para a reprodução da espécie, e é chamado de reviradouro –  praia em que centenas de tartarugas desovam em segurança -. As tartarugas escolhem o local de acordo com a limpeza da areia e tranquilidade da praia.

Com cerca de 65 dias após a postura dos ovos, o gerente começa a prestar auxílio no nascimento das tartarugas que estão em “berçários” ao longo das praias. Os filhotes que estão no reviradouro costumam nascer após 77 dias de postura, sem intervenção humana.

O trabalho de fiscalização é realizado durante todo o ano para impedir a caça e pesca predatória na Unidade de Conservação Estadual. De setembro a dezembro, é intensificado o monitoramento.

 
Além de servir como refúgio para esta e outras espécies, a região é marcada por uma beleza exuberante. Devido às inundações periódicas, a vegetação ao longo do rio é típica de áreas alagadas. Já no período da seca, grandes faixas de areia formam praias de beleza cênica única.

Preservação dos quelônios

Desde a criação do Refúgio, a luta pela preservação da espécie é constante. O gerente atua há mais de três décadas neste trabalho, e atualmente dá continuidade ao legado de Gaspar Rocha (em memória), ex-funcionário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais, e grande responsável pelo êxito do Programa Quelônios da Amazônia (PQA).
 
2025 word2

O PQA é um programa governamental que promove, por meio de pesquisa e do manejo, a conservação dos quelônios de água doce na Amazônia Legal e na bacia do rio Araguaia. O Governo de Mato Grosso e o Ibama são parceiros neste projeto de preservação do maior quelônio de água doce da América do Sul, que pode chegar a 50 kg na fase adulta. Estima-se que o projeto já tenha auxiliado no nascimento de mais de 8 milhões de tartarugas ao longo de sua existência.

A parceria bem sucedida tornou a espécie, antes ameaçada de extinção, considerada apenas vulnerável. Ao navegar pelos lagos da região é visível o povoamento de quelônios no Araguaia.

 
As tartarugas de água doce são importantes na cadeia alimentar e manutenção de diversas espécies da fauna da região, como outras tartarugas, peixes, entre eles, o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce no Brasil.
 
2025 word2
Participação social
 
Conforme o gerente do Parque, a preservação da espécie beneficia diretamente a população do entorno. O excedente de peixes que nascem no Refúgio coloniza áreas fora da reserva, servindo de alimento para a subsistência dos ribeirinhos e tribos indígenas.
 
Diante da necessidade de envolvimento da comunidade com as Unidades de Conservação, como principais usuários dos recursos naturais, a Sema-MT faz a mobilização de moradores da região e capacitação para que possam participar dos processos de gestão das espécies e seus habitats.
 
Em novembro de 2022, a Sema-MT deu posse a mais de 40 moradores, que agora são membros do Conselho Consultivo dos Refúgios de Vida Silvestre Quelônios do Araguaia e Corixão da Mata Azul, duas Unidades de Conservação localizadas na região Leste de Mato Grosso.
 
O Conselho é composto por representantes da administração pública e sociedade civil. As reuniões são abertas à população local, e servem para ampliar a participação social no processo de decisão do uso local e dar transparência às ações que estão sendo realizadas nos Refúgios.
 
A Coordenadora de Unidades de Conservação, Sanny Saggin, destaca que a posse dos novos conselheiros significa a continuidade do trabalho de trazer a comunidade para perto das Unidades de Conservação, para discutir temas que impactam diretamente na vida dos moradores.

Sobre o Refúgio

A Unidade de Conservação está situada em uma área de 60 mil hectares de Cerrado Proteção Integral, localizada nos municípios de Ribeirão Cascalheira, Cocalinho e Novo Santo Antônio.
Foi criada a partir da Lei n.º 7520/01, em 28 de setembro de 2001, para assegurar a existência e reprodução de tartarugas, de animais e plantas de diversas espécies, contribuindo para a preservação da diversidade biológica.
 

Nas proximidades da unidade, também estão localizados o Refúgio de Vida Silvestre Corixão da Mata Azul, o Parque Estadual do Araguaia, e a Área de Proteção Ambiental (APA) Federal Meandros do Rio Araguaia, além da terra indígena Pimentel Barbosa do povo Xavante. Essas Unidades de Conservação formam um ‘mosaico de áreas protegidas’ que garantem a preservação de inúmeras espécies.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.