Sophia @princesinhamt
Notícias

Chuvas intensas fazem cidade de MT decretar situação de emergência

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As fortes chuvas das últimas semanas no norte de Mato Grosso levaram o prefeito de Peixoto de Azevedo (673 Km de Cuiabá), Maurício Ferreira (PSD) a decretar, na manhã desta segunda-feira (16), situação de emergência nas áreas afetadas pelas águas, que causaram muitos estragos. O decreto tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por até 180, caso haja necessidade.

“As intensas chuvas que assolam a região estão interrompendo e destruindo o tráfego nas vias vicinais com o desmantelamento das estradas rurais, pontes e bueiros, prejudicando o acesso da população rural a sede do município”, diz trecho do documento.

Os estragos causados pelas águas têm causado sérios transtornos, em especial aos moradores das áreas rurais, à exemplo do distrito de União do Norte, onde moradores dos assentamentos locais ficaram parcialmente isolados, devido à queda de pontes de madeira. Além disso, a força das águas tem deixado estradas vicinais com atoleiros e bueiros foram arrastados pela correnteza.

“Temos vários assentamentos, essas estradas vicinais são distribuídas entre eles e vão até o Alto Xingu. Os trechos que ligam um assentamento ao outro, tiveram esse problema com muita chuva, em alguns pontos a água simplesmente passou por cima das pontes e destruiu várias”, apontou o prefeito.

Assessoria/Prefeitura

PEIXOTO DE AZEVEDO 2.jpg

Bueiros foram levados pela força da correnteza.

O gestor detalhou ainda que até o momento foram confirmados aproximadamente 3 mil quilômetros de estradas vicinais e cerca de 10 pontes danificadas pelas chuvas intensas na região, nas últimas semanas. Além disso, o nível de córregos e rios subiu, derrubando e danificando pontes.

“A situação está complicada e não estamos conseguindo arcar sozinhos. São cerca de 800 pontos, divididos entre pontes e bueiros. As chuvas foram muito fortes e carregaram tudo. Em alguns lugares, as pessoas chegaram a ficar isoladas e tiveram que encontrar saídas por outros pontos”, destacou.

No decreto, a Prefeitura de Peixoto de Azevedo autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais e a convocação de voluntários para reforçar as ações emergenciais, como realização de arrecadações de recursos para assistência às famílias prejudicadas.

“As autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, são diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminentes, a penetrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação, usar da propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver danos”, diz o documento.

MAIS CHUVAS

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou na manhã desta terça-feira (17) um novo alerta de chuvas intensas para os próximos 15 dias na região de Peixoto de Azevedo. Segundo a previsão, a possibilidade é de chuvas entre 20 a 50 mm/dia, com ventos de até 60 quilômetros por hora.

Por lá, os termômetros devem oscilar entre os 21 e 31ºC.

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.