Durante a pandemia, o uso de bicicletas apresentou um grande crescimento no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), em 2020, as vendas de bikes em todo o País cresceram 50% em relação ao ano anterior.
Segundo levantamento publicado pelo site de apostas online Betway, de 2019 a 2021, houve um aumento de 248% no número de ciclistas nas ruas da região da avenida Faria Lima, em São Paulo, e de 277% no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.
Neste Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto), trazemos aqui dicas de Carlos Cereijo, gerente de Conteúdo da Karvi, plataforma de compra e venda de carros seminovos certificados, para quem utiliza a bicicleta e precisa, em algum momento, transportá-la em um carro.
Confira as dicas de carros bons para o transporte de bicicletas
O senso comum diz que a categoria de veículos com modelos mais práticos para o transporte de bicicletas é a picape. Entre as dicas, Cereijo inclui duas opções. No entanto, se as picapes não agradam, há sempre a possibilidade de carros mais tradicionais, como os hatches, que comportem as bikes. Existem, também, excelentes opções entre os veículos da categoria premium, incluindo um esportivo.
Fiat Strada
Recentemente, a Mopar, divisão do grupo Fiat Chrysler responsável por todo o pós-vendas das marcas, lançou no mercado uma linha com mais de 50 acessórios especícifos para a Fiat Strada, picape líder em vendas no mercado nacional. Um desses é totalmente voltado para os bikers – um suporte que facilita muito o transporte das bicicletas. Com o item, basta soltar a roda dianteira que a bicicleta fica totalmente segura em cima da caçamba.
Ford Maverick
A outra dica entre as picapes é a Ford Maverick, um veículo que oferece muito conforto para em viagens longas e a lugares remotos, inclusive com bicicletas. O espaço da caçamba é perfeito para levar duas ou mais bikes, dependendo do tamanho. A montadora lançou, em junho último, uma linha de acessórios originais para o modelo. O destaque vai para o extensor de caçamba, produzido em alumínio e com fixação articulada, que acrescenta 610 mm ao comprimento do compartimento de carga.
Para transportar bicicletas na caçamba sem a necessidade de desmontagem, as concessionárias da marca oferecem os Truckpads da Nomad Sports, que são produzidos com material totalmente impermeável, tecido interno aveludado, laváveis, e acomodam qualquer modelo de bike.
Mais dicas de carros para levar a bike: Honda City
Os carros da Honda contam com um sistema de bancos inteligentes. Uma das melhores opções é o Novo City. Ao rebater os bancos traseiros, forma-se um compartimento nivelado como em um piso de uma caçamba, capaz de acomodar uma bike sem a necessidade de desmontá-la.
O Honda Fit, modelo que já saiu de linha, é uma ótima alternativa entre os seminovos, com boas oportunidades de mercado.
BMW X1 Outdoor
O BMW X1 Outdoor foi anunciado pela montadora alemã em julho. Produzido com base na versão X1 sDrive20i X-Line Plus, o SUV é indicado por contar com uma série de acessórios, como o suporte de bicicleta mais o rack de teto.
Apenas 192 unidades do modelo serão produzidas no Brasil. Juntamente com o carro, a marca alemã lançou. A bicicleta BMW M Bike – equipada com rodas de 28 polegadas, aplicações na parte dianteira em carbono, freio a disco na dianteira e na traseira e pesando apenas 12,5 kg. Vendida à parte do carro, a bike tem o preço de R$ 16.042.
Porsche Taycan
Para quem busca um modelo premium e extremamente esportivo, mas não abre mão de levar a bike consigo, a dica é o Porsche Taycan. Totalmente elétrico, o modelo conta com suporte de fábrica para o transporte de bicicletas. A versão Cross Turismo oferece um suporte traseiro, rebatível e bloqueável, para até duas bikes. Nas versões GTS, 4S e Turbo, o suporte fica no teto.
Fique atento à legislação de trânsito
Fique atento, pois existe, sim, multa para o mau uso do suporte de bicicletas no veículo. Antes de iniciar qualquer viagem, é importante assegurar-se que tanto as bikes quanto o suporte estejam bem fixados, sem riscos de cair ou se soltar. Caso isso aconteça, a multa é de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH e retenção do veículo.
Para não correr riscos, também é necessário sinalizar corretamente o suporte de bicicletas no carro. Sempre que as bicicletas atrapalharem a visão da placa do veículo será necessário utilizar uma segunda placa em posição visível. O mesmo vale para as luzes das lanternas traseiras – caso tenham a visibilidade comprometida, será necessário utilizar uma régua de sinalização.
Clique aqui e aperte o botão “Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Outro ponto importante: o tamanho das bicicletas não pode exceder o tamanho do veículo. Geralmente essa questão é resolvida removendo a roda dianteira da bike.
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui