O respeito, a inclusão e a luta contra o preconceito são valores que precisam ser ensinadas desde cedo para as pessoas. A psicóloga Belén Bonnard sabe muito bem disso e se inspirou em sua filha, Ana Victoria Hidaldo, para lançar a primeira boneca com Síndrome de Down do Equador!
Chamada de “Bebê Victoria”, a boneca tem traços claros de uma pessoa com Síndrome de Down. “As crianças aprendem por meio de brinquedos. É a primeira forma pela qual elas conhecem o mundo. Então, a Bebê Victoria é maneira das crianças terem a experiência de conhecer uma pessoa com Síndrome de Down e que seus pais tenham a oportunidade de falar sobre as diferenças em casa desde o início. Assim, será natural saber, desde pequenos, que somos diferentes”, disse Belén à .
A própria criadora da boneca tem muito a agregar nesse tema. Ela viu sua vida mudar após o nascimento da filha com Síndrome de Down e enfrentou muitos desafios, como a discriminação que existe na sociedade. Isso a motivou a reunir informações sobre a condição da Ana Victoria e lançar a boneca como instrumento de conscientização.
‘;
({ {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22002220734//Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 20976469,
medianet: ‘595217863’,
projectagora: 25231864,
useNative: true,
rubicon: ‘2387104’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126878’, placement: ‘inArticle’}
}
}});
({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Mas não pense que foi uma tarefa fácil. O lançamento da boneca levou 19 meses e teve algumas complexidades. Para começar, não havia material para produzir o cabelo e os olhos em tons escuros do brinquedo. Na opinião da psicóloga, isso mostra como a sociedade ainda está presa a padrões de estética que não condizem com a realidade de um país diverso como o Equador.
Ver essa foto no Instagram
E olha que bacana: o dinheiro arrecadado com a venda das bonecas será doado para famílias carentes de crianças com Síndrome de Down. Afinal, essa condição genética exige certos – e, consequentemente, investimento financeiros por parte dos pais.
Contato com outros pais
Pelas redes sociais, a Belén também conversa e orienta outros pais de crianças com Síndrome de Down sobre como criar seus filhos de maneira inclusiva e garantir que eles tenham qualidade de vida.
Ver essa foto no Instagram
O lema da Bebê Victoria é “o mundo muda uma criança por vez”. Ou seja, que, para termos uma mudança real em toda a sociedade, precisamos começar fazendo a diferença com cada indivíduo.
Legal, não é mesmo? Que as bonecas sejam um grande sucesso de venda e, quem sabe, não podemos ter um modelo assim também sendo vendido no Brasil?
Para saber mais sobre a Bebê Victoria, acesse o site oficial .
Fonte:
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Fonte: awebic