Ele é queridinho dos que amam uma receita rápida e saborosa, combina com molho vermelho, branco, creme de leite, carne moída, frango, calabresa, alho e óleo e até legumes. Ah, o espaguete é um dos tipos de macarrão que mais está presente na mesa dos brasileiros e é tão amado que até ganhou um dia nacional em sua comemoração: 4 de janeiro!
Pensando nessa data, a nutricionista Letícia Tizziani deu algumas dicas de receitas especiais e descomplicadas, que você pode preparar na sua casa nesta quarta-feira (4), utilizando o espaguete!
Rei da versatilidade
Como explica Tizziani, apesar de ser da família dos carboidratos, o macarrão não é um vilão da vida saudável, pelo contrário, com os molhos e a quantidade certa ele se torna uma ótima fonte de energia e pode ser consumido em dietas.
Por isso, para os que desejam saborear uma receita de espaguete sem ficar pensando na balança, basta ingerir uma porção individual de 80 até 100 gramas do macarrão, pesado ainda cru!
Como acompanhamento, você pode optar por proteínas, como queijo, frango, costela, bacon, calabresa, almôndegas, linguiça, tiras de filé, presunto em cubos, sardinha, camarão, atum e frutos do mar, também em medidas proporcionais.
E se você está buscando uma experiência diferente com novos sabores, a dica da nutricionista é apostar na adição de ingredientes e temperos variados, como molhos de pimenta, hortelã, espinafre e manjericão, limão siciliano, matriciana – versão de molho ao sugo preparado com molho de tomate, bacon, gengibre e açúcar.
Outras opções são o molho bechamel – com castanhas batidas, cebola e cogumelos refogados, e o de nozes – creme à base de gorgonzola, parmesão e nata.
Receitas com espaguete
A primeira receita sugerida pela nutricionista é o espaguete ao molho bolonhesa de lentilhas. Veja os ingredientes necessários:
- Meia xícara de chá de lentilha crua;
- 4 dentes de alho picados;
- meia xícara de chá de cebola picada;
- meia xícara de chá de azeitonas picadas;
- 1 colher de chá de páprica doce;
- 2 xícaras de chá de molho de tomate;
- meia xícara de chá de água;
- 1 colher de sopa de manjericão picado;
- meia xícara de chá de salsinha e cebolinha picadas;
- sal e azeite a gosto.
Para preparar, você pode começar deixando a lentilha de molho por cerca de oito horas. Depois desse tempo, escorra, lave e reserve.
Em uma panela alta, em fogo médio, refogue o alho e a cebola no azeite até dourarem. Após isso, adicione a lentilha, colocar sal e deixe refogar por cinco minutos. Acrescente as azeitonas, a páprica e misture.
Diminua o fogo, coloque o molho de tomate, a água e deixe cozinhar por mais cinco minutos, mexendo para não queimar.
Após isso, é só adicionar o manjericão, a salsinha, a cebolinha, misturar tudo e colocar um pouco de azeite. E pronto, pode desligar o fogo e saborear o espaguete!
A segunda receita também é saborosa, nutritiva e não deixa de ser atrativa. É o espaguete vegano, que pode ser produzido com várias combinações de verduras e legumes, o que dá ao nosso organismo uma fonte de fibra, vitaminas e minerais.
Nesta receita, o ingrediente principal será a abobrinha; veja os demais:
- 3 abobrinhas médias;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 dentes de alho fatiados;
- 10 folhas de manjericão;
- meia colher de chá de sal;
- 1 pitada de pimenta-do-reino, opcional;
- 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado ou queijo branco ralado, opcional.
Para iniciar o preparo, frite as abobrinhas em lâminas finas como espaguete. Depois, coloque-as aos poucos em uma água fervente com sal e deixe cozinhar rapidamente, por cerca de um minuto.
Escorra a água, coloque a abobrinha em um recipiente com água gelada, para interromper o cozimento, e reserve.
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o alho, sem deixar dourar. Após isso, junte o manjericão, o sal, a pimenta-do-reino e as abobrinhas reservadas e misture delicadamente.
Para finalizar e deixar mais apresentável, transfira tudo para um prato grande, polvilhe queijo e sirva!
O macarrão no Brasil
Além de delicioso, o macarrão foi responsável por colocar o Brasil no 3º lugar nas vendas mundiais em 2021, fazendo a indústria atingir US$ 1,4 bilhão, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da Itália.
Na análise de venda total em volume, o Brasil figurou na 5ª posição, com 916 milhões de toneladas.
Esses dados fazem parte do Anuário 2022 da Abimapi Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), que também mostrou que, em 2021, o setor de massas brasileiro avançou cerca de R$ 1,3 bilhão em faturamento em comparação com o ano anterior.
Ainda de acordo com a Abimapi, o macarrão está presente em 99% dos lares brasileiros, e é justamente o espaguete que lidera as vendais nacionais da categoria, com 60% do total.
Fonte: primeirapagina