A arraia da espécie Potamotrygon Amandae é a mais nova mamãe do Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo localizado em Campo Grande. A chegada dos três filhotes foi uma alegria para os profissionais responsáveis pelos animais do complexo.
Mamãe e “bebês” passam bem e estão em quarentena sob os cuidados da equipe de manejo. O nascimento foi registado no dia 5 de janeiro deste ano e entra para a conta de 28 reproduções no local.
“É uma realização ver o resultado do nosso trabalho, é uma resposta positiva de que estão bem e com energia para se reproduzirem”, contou a bióloga-chefe do Bioparque, Carla Kovalski.
A gravidez foi descoberta em outubro, durante exame de rotina, durante uma ultrassom nas arraias do aquário. Foi a partir dessa descoberta que o monitoramento da mamãe começou a ser feito por profissionais, até o dia do nascimento que aconteceu nesta semana.
Pós parto
Os animais são monitorados diariamente, os filhotes se alimentam toda tarde de filé de peixe e ficam na água com temperatura que varia de 26 e 28 graus.
Os pequenos nasceram com aproximadamente 10 centímetros e estão em fase de crescimento. Essa espécie pode chegar a até 38 centímetros, sem contar com a cauda.
Fonte: primeirapagina