Os dados consolidados do segmento de veículos eletrificados no Brasil mostram que os consumidores estão cada vez mais dispostos a realizar a migração para automóveis mais eficientes.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os brasileiros têm à disposição 128 opções de modelos com algum tipo de propulsão eletrificada, seja ela híbrida, híbrida plug-in ou 100% elétrica. A conta leva em conta não só automóveis de passeio, mas também alguns veículos comerciais para diversas aplicações, como vans de entrega urbana.
Enquanto, em 2021, o segmento de veículos eletrificados respondeu por uma parcela discreta (1,8%) do número total de emplacamentos no país, o número subiu para 2,5% de market share, alcançando uma frota circulante de 126.054 veículos eletrificados no Brasil.
Segundo a ABVE, atualmente a propulsão eletrificada do tipo híbrida flex é a que responde pela maior procura (48%) nas vendas desses tipos de veículos no Brasil.
Por conta disso, a e a , únicas fabricantes a disponibilizarem por aqui tais automóveis, lideram o segmento no país.
Os dois modelos híbridos nacionais da Toyota, no caso o Corolla Cross e o Corolla, lideraram a procura dos brasileiros por carros eletrificados (veja tabela completa mais abaixo), com o CAOA Chery Tiggo 5x Pro Hybrid ocupando a terceira posição.
Apesar de ainda caros por aqui, os veículos 100% elétricos apresentaram um grande crescimento na comparação entre 2021 (2.581 unidades emplacadas) e 2022 (8.458).
Os comerciais leves elétricos, veículos destinados ao transporte urbano de carga, também apresentaram crescimento significativo em 2022, o qual pode ser atribuído a uma necessidade das empresas de atender aos princípios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), tema cada vez mais relevante no ambiente corporativo.
Mas a oferta de modelos de veículos comerciais leves elétricos ainda é pequena. Atualmente, o mercado conta com oito modelos, todos importados por marcas como BYD, JAC, Renault, Peugeot, entre outras.
Confira, abaixo, tabela da ABVE apresentando os 30 veículos eletrificados mais vendidos no mercado brasileiro em 2022
Fonte: autoo