Um relatório do governo americano divulgado nesta quinta-feira 12 relata que os Estados Unidos registraram 510 relatórios de objetos voadores não identificados (óvnis) no ano passado. O documento destaca que, embora não haja evidências de extraterrestres, os objetos voadores ainda representam uma ameaça.
Em 2022, o Pentágono abriu um escritório focado exclusivamente em receber e analisar todos os relatórios de fenômenos não identificados, chamado de Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios. O departamento trabalha com as agências de inteligência do governo para avaliar melhor esses incidentes.
+ EUA divulgam relatório final sobre óvnis sem revelações sobre ETs
Segundo o governo americano, a maioria dos encontros com objetos voadores foi relatada por pilotos militares.
“Os eventos continuam ocorrendo em espaço aéreo restrito ou sensível, destacando possíveis preocupações com a segurança do voo ou atividade de coleta adversária”, disse o Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional no relatório.
A versão sigilosa do documento aborda quantos desses objetos foram encontrados perto de locais onde operam usinas nucleares ou se armazenam armas nucleares.
+ “Molécula achada em Vênus pode indicar presença de vida”, diz astrofísica
Os 510 objetos analisados, de acordo com os Estados Unidos, incluem 144 objetos registrados anteriormente e 366 novos avistamentos. Os fenômenos podem ser caracterizados como sistemas de aeronaves não tripuladas, como drones, ou objetos semelhantes a balões, conforme indica o documento.
O governo americano afirma que o escritório do Pentágono também deve incluir quaisquer objetos não identificados que se movam debaixo d’água, no ar ou no espaço. O Escritório do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI, na sigla em inglês) disse que a postura de ênfase de que os objetos podem representar uma ameaça provavelmente contribuiu para os registros adicionais.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja