A ZF apresentou na CES 2023 a nova geração do veículo autônomo nível 4, que será disponibilizado no mercado norte-americano. O modelo elétrico tem alcance de 128 km, velocidade máxima de 80 km/h e capacidade para acomodar até 22 passageiros.
Nova geração de veículo autônomo da ZF é apresentada na CES 2023
A ZF apresentou a nova geração do seu veículo autônomo, modelo com nível 4 de direção autônoma e que será usado no serviço de shuttle (transporte de passageiros). A apresentação do modelo aconteceu na CES 2023, o Consumer Electronics Show, maior evento de tecnologia do mundo, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
O uso do veículo é destinado para ambiente urbano de tráfego misto, uma vez que sua velocidade e autonomia são limitadas. A nova geração do shuttle está equipada com tecnologia LiDAR, além de radares, câmeras e sistemas de áudio que fornecem detecção precisa do ambiente.
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Veículo autônomo nível 4 da ZF é apresentado; conheça
A ZF apresentou na CES 2023 a nova geração do veículo autônomo nível 4, que será disponibilizado no mercado norte-americano. O modelo elétrico tem alcance de 128 km, velocidade máxima de 80 km/h e capacidade para acomodar até 22 passageiros.
Nova geração de veículo autônomo da ZF é apresentada na CES 2023
A ZF apresentou a nova geração do seu veículo autônomo, modelo com nível 4 de direção autônoma e que será usado no serviço de shuttle (transporte de passageiros). A apresentação do modelo aconteceu na CES 2023, o Consumer Electronics Show, maior evento de tecnologia do mundo, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
O uso do veículo é destinado para ambiente urbano de tráfego misto, uma vez que sua velocidade e autonomia são limitadas. A nova geração do shuttle está equipada com tecnologia LiDAR, além de radares, câmeras e sistemas de áudio que fornecem detecção precisa do ambiente.
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Isso é complementado por outras tecnologias, como a plataforma de conectividade ZF ProConnect, que permite a comunicação com a infraestrutura e a nuvem, bem como o supercomputador ZF ProAI, onde os dados convergem.
A substituição do motorista humano
Todas as tecnologias citadas são usadas para substituir a ação humana por um “motorista virtual”. Trata-se de um software de direção autônoma da ZF, que processa os dados obtidos, deriva estratégias de direção de forma segura usando inteligência artificial e as transmite como entrada para os atuadores a bordo.
Por não ter a necessidade de ação humana, o uso de volante e freios no veículo autônomo da ZF é dispensada.
Foco na flexibilidade
Com capacidades de bateria selecionáveis entre 50 e 100 kWh, o shuttle de última geração tem alcance de até 128 km, a uma velocidade máxima de 40 km/h. No entanto, a velocidade máxima pode atingir 80 km/h – neste caso, a autonomia será comprometida.
Além disso, o veículo autônomo da ZF oferece uma capacidade total para até 22 passageiros (entre pessoas em pé e sentadas), com até 15 bancos. O veículo autônomo também está em conformidade com os requisitos da Lei dos Americanos com Deficiência e inclui uma rampa automática e posições para cadeiras de rodas. Dessa forma, o automóvel também tem capacidade de transportar PcDs de forma segura.
Veículo autônomo tem transporte público
Uma das aplicações de uso do carro autônomo da ZF é o transporte público, uma vez que o carro está apto a operar em centros urbanos, principalmente em horários específicos onde a demanda é menor, bem como o congestionamento, como as madrugadas, por exemplo.
Nesse sentido, a ZF firmou parceria com a Beep, empresa de mobilidade compartilhada, para que a nova geração do modelo seja comercializada e atue em território norte-americano.
A empresa tem testado com segurança do veículo autônomo por mais de três anos, com mais de 100.000 horas de estrada, e opera a maior e mais antiga rede de mobilidade autônoma do setor privado nos EUA em Lake Nona, Flórida. Outro fator que está sendo avaliado pela Beep é onde o shuttle pode ser melhor aproveitado.
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Fonte: garagem360.com.br