O Palmeiras acertou neste início de ano a renovação de contrato do meio-campista Zé Rafael de dezembro de 2024 até dezembro de 2025. Um dos destaques alviverdes nas últimas temporadas, o camisa 8 palestrino festejou o acordo e o bom momento no Verdão.
“Estou muito motivado por esse novo contrato, por essa nova oportunidade. Fico contente com todo o reconhecimento, é fruto de muito trabalho e dedicação, minha e todos os meus companheiros. Fico feliz também por dar a volta por cima e estar conquistando esse espaço no Palmeiras, por estar conquistando a torcida também. E, claro, muito motivado para fazer mais um grande ano e que a gente possa continuar conquistando e marcando nosso nome na história do clube”, afirmou o ‘Trem’.
Desde 2019 no Maior Campeão do Brasil, Zé soma 214 partidas (sendo 171 como titular), 22 gols e 19 assistências, além do bicampeonato da CONMEBOL Libertadores 2020 e 2021, do bicampeonato paulista de 2020 e 2022, da Copa do Brasil de 2020, da Recopa Sul-Americana de 2022 e do Campeonato Brasileiro de 2022. “Estou feliz por tudo que vivi e tenho vivido aqui no Palmeiras. Foi um início muito difícil, uma adaptação complicada, algumas cobranças altas e acho que, ao longo destes anos, com muito trabalho e dedicação em silêncio, fazendo sempre o meu melhor, consegui colher bons frutos. Agora é seguir desfrutando e trabalhando para conquistar novas coisas”, disse o meio-campista, eleito o melhor volante no Prêmio Bola de Prata da última edição do Brasileiro.
Aos 29 anos, Zé, que auxilia muito na evolução dos jovens da posição Danilo e Gabriel Menino por exemplo, valorizou também a ascensão das sete Crias campeãs da Copa São Paulo de 2022 ao elenco profissional. “Esse é o processo: sete meninos novos integraram agora com a gente, eles já faziam parte do nosso grupo e acabaram não jogando tanto no ano passado porque compunham também o Sub-20 ainda. Mas esse ano eles estão com a gente e sabemos da qualidade deles, temos bons meninos que vão agregar muito e nos ajudar com essa mescla com os jogadores com mais experiência e que têm mais rodagem. Espero que a gente possa ajudar muito uns aos outros e buscar novos títulos”, finalizou.
Em 2022, além dos sete gols (sua temporada mais artilheira no clube junto de 2019), Zé foi o vice-líder de desarmes do elenco na temporada, com 104, atrás apenas de Marcos Rocha, com 109, e já é o 73º atleta com mais duelos na história do clube, com 214, logo atrás do zagueiro Gustavo Gómez, com 217.
Treino da manhã
No treino desta manhã, os jogadores, após ativação na sala de musculação, foram divididos em três equipes de dez (contando os goleiros). Em uma metade do campo, dois times se enfrentavam enquanto o outro ficava fora. Quem ganhava enfrentava a terceira equipe e assim sucessivamente.
A bola rolou às 17h15 neste domingo (8) pela terceira e última rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Grêmio-RS conquistou sua classificação no Grupo 8 ao vencer a Francana por 3 a 0, no estádio José Lancha Filho, em Franca. Já na cidade-sede de Jaú, no estádio Zezinho Magalhães, a já eliminada Aparecidense-GO, se despediu da Copinha com uma vitória sobre o Floresta-CE por 1 a 0, pelo Grupo 5.
O Grêmio garantiu a sua classificação para a segunda fase da Copinha ao bater a Francana por 3 a 0. Na sede em Franca, no estádio José Lancha Filho, Clemente, aos 31 do primeiro tempo, Kauan Kevin, aos 18 da segunda etapa, e novamente Clemente, aos 38, decretaram a vitória gaúcha. O Grêmio garantiu a vaga em primeiro do Grupo 8, com sete pontos ganhos, e, de quebra, o Guarani também avançou, garantindo a segunda colocação, com quatro pontos. Francana, com três, e Cruzeiro-AL, com dois, estão eliminados.
No mesmo horário, a Aparecidense se despediu do Grupo 5 da Copinha com uma vitória sobre o Floresta-CE. No estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, Robinho, no fim do primeiro tempo, decretou a vitória dos goianos. O resultado manteve a Aparecidense em último lugar da chave e deixou o Floresta em situação complicada, em segundo lugar com quatro pontos, tendo que torcer para o Flamengo-RJ vencer o XV de Jaú, que se enfrentarão mais tarde, às 19h30.
A vitória deixou o Flamengo na liderança do Grupo 5, com sete pontos ganhos. Em compensação, o XV de Jaú ficou com três pontos e em terceiro lugar, dando adeus à competição. Melhor para o Floresta-CE, que avançou em segundo, com quatro pontos. A Aparecidense-GO, quarta colocada, foi eliminada.
O Flamengo teve muitas dificuldades no início do primeiro tempo e viu o XV de Jaú abrir o placar aos oito minutos, quando o goleiro Dyogo saiu mal do gol, Rafael Cruz cabeceou e Mateus Magallanes, caído na área, completou para as redes.
A derrota parcial do Flamengo deixou os ânimos bastante exaltados dentro de campo, o que acabou sendo pior ao XV de Jaú, que viu Caio levar o segundo amarelo em 26 minutos de jogo e ser expulso, prejudicando o time do interior paulista dentro da partida.
Com um homem a mais, o Flamengo melhorou e buscou o empate aos 39 minutos. Jean Carlos recebeu passe da esquerda, dominou e arriscou de muito longe. A bola foi parar no ângulo esquerdo do goleiro Vitor, que não conseguiu defender. Um golaço para tranquilizar os cariocas.
No segundo tempo, o Flamengo voltou controlando a posse de bola e fez o segundo gol aos 16 minutos. Felipe Lima finalizou, a bola desviou na marcação e sobrou para Rodriguinho apenas completar para as redes, deixando bem encaminhada a classificação rubro-negra.
O revés eliminaria o XV de Jaú, que foi para o tudo ou nada nos minutos finais. Contudo, prevaleceu a forte marcação do Flamengo, que manteve a vitória de 2 a 1.
Fonte: odocumento