Maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo é uma tradição que reúne países, equipes e audiências do mundo inteiro desde 1930. Nos estádios digitais dos video games porém, o evento da FIFA começou a dar as caras por volta da década de 1980, quando alguns computadores da época, como o ZX-Spectrum ou o Commodore 64, receberam títulos poucos expressivos e com lançamentos limitados ao nicho de PCs daqueles tempos.
Essa realidade mudou a partir do sucesso estrondoso de FIFA International Soccer, que incentivou a Electronic Arts a comprar os direitos do torneio mundial em 1996. Desde então, os games da EA foram se tornando a grande referência não só dos games de Copa do Mundo, como do futebol em geral. Como esse ano teremos a Copa do Mundo do Qatar como o grande evento esportivo de 2022, então vamos aproveitar para relembrar os destaques das edições de FIFA Copa do Mundo lançadas até hoje.
FIFA World Cup 98 / Road to the World Cup
A estreia da EA nas Copas do Mundo se deu em 1997, alguns meses antes da Copa do Mundo da França. De forma a abrir a temporada, a EA preferiu fazer um “ensaio” na Forma de FIFA Road to the World Cup, game que além de apresentar um modo de classificação para a Copa do Mundo (justamente o “Road to the World Cup”), contou com robusta evolução técnica em relação ao predecessor FIFA 97, o que fez de FIFA 98 RTWC o primeiro FIFA 3D “pra valer”.
Já no início de 1998, a EA então lançou FIFA World Cup 98, este sim com com a licença oficial e inteiramente baseado na Copa do Mundo real. Além do modo World Cup e ajustes em relação a Road to the World Cup, o grande destaque de FIFA World Cup 98 foi o sensacional modo desbloqueável “World Cup Classics”, que permite o jogador jogar 15 finais de Copas do Mundo – inclusive com as finais mais antigas exibidas com gráficos em preto e branco, de modo a aumentar a sensação de nostalgia desses eventos.
2002 FIFA World Cup
O ano de 2002 foi marcante tanto pelo pentacampeonato da Seleção Brasileira quanto pela entrada pra valer de FIFA na então nova geração de consoles, composta respectivamente por PlayStation 2, Xbox e GameCube. 2002 FIFA World Cup reproduziu o torneio sediado por Japão e Coréia do Sul com um detalhismo até então inédito, com grande destaque para os replays, ângulos de câmera especiais nos gols e estádios os mais fiéis possíveis em relação às contrapartes reais.
Para essa versão, a EA também focou em fazer estrelas da época, como Ronaldo ou Michael Owen, por exemplo, jogarem de forma a lembrar a realidade, sobretudo na forma de driblar e finalizar para o gol. 2002 FIFA World Cup foi um game enxuto (só havia um modo amistoso além do principal), porém sua representação da Copa do Mundo foi sem igual na época.
2006 FIFA World Cup / Road to the World Cup
Para a Copa do Mundo seguinte, a EA retomou a receita de 1998 e lançou novamente um “Road to the World Cup”, porém desta vez exclusivamente para o Xbox 360, console que abriu a geração seguinte. Assim como o game de 98, este retoma o modo “Road to the World Cup”, contendo uma pletora de seleções de todos os cantos do planeta.
Alguns meses depois a EA lançou 2006 FIFA World Cup para todas as plataformas da época, e de forma a diferenciar essa edição dos games de Copas anteriores, o modo de classificação para a Copa foi mantido, e dessa vez o game conta com 127 seleções. Na época, a EA concentrou esforços para aumentar o realismo da jogabilidade de seus games, de forma que o controle da bola se tornou uma questão central do jogo, diferente de games anteriores, em que raramente se errava um passe e a bola parecia “colar” no pé do jogador. Assim como na versão 2002, as estrelas da época tinham um estilo de jogo característico, com passes, dribles e chutes “próprios”.
2010 FIFA World Cup
De forma a evitar a repetição em seus já tradicionais games de Copa do Mundo, a EA implementou um modo inédito em 2010 FIFA World Cup: o “Captain Your Country”. Aqui o jogador importa um atleta criado em FIFA 10 e tem somente o controle dele durante as partidas, sejam elas do qualificatório ou da Copa do Mundo, com os demais companheiros de equipe controlados pela CPU. Dessa forma, cabe ao jogador sempre posicionar bem seu atleta para receber passes, marcar gols, mas também para ajudar a compor a marcação, tal qual um capitão da vida real.
De resto, o game da Copa da África evolui e expande os modos já existentes no game da Copa anterior.
2014 FIFA World Cup
Último game da franquia EA inteiramente dedicado a uma Copa do Mundo (a Copa de 2018 entrou como uma expansão de FIFA 18), 2014 FIFA World Cup se tornou uma espécie de consagração dos games do evento mundial da FIFA, sendo o mais completo e bem acabado dos games desta subcategoria.
Para além das 32 equipes que de fato figuraram o mundial, 2014 FIFA World Cup tem 190 times do mundo todo, classificação para a Copa, retorno do modo “Captain your Country”, além dos inéditos modos “Story of Qualifying” e “Story of Finals”, que conta com desafios baseados em situações de partidas ocorridas nos torneios qualificatórios e nas Copas do Mundo da época, em um esquema que lembra os clássicos “Scenarios” dos games International Superstar Soccer.
O próximo game, FIFA 23, receberá não só uma, mas duas Copas, durante seu ciclo de vida: o jogo terá atualizações com a Copa do Mundo 2022, no Qatar, e também com a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2023, que será realizada na Austrália e na Nova Zelândia.