Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Saiba como funciona a injeção direta de combustível

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
publicidade

Os modelos de automóveis mais antigos eram equipados com carburadores para fazer a dosagem ar/combustível na câmara de combustão do motor. Com o surgimento de novas tecnologias e a popularização das soluções eletrônicas – como a injeção direta de combustível – esse sistema se tornou obsoleto.

O sistema de injeção eletrônica chegou ao Brasil no final da década de 1980. Os primeiros modelos eram fabricados com o sistema indireto e, naturalmente, essa tecnologia passou por um processo de evolução.

publicidade

Atualmente, os carros produzidos no País têm motores com os sistemas de injeção direta e indireta, cujos funcionamentos são similares, mas com algumas diferenças importantes. 

VEJA TAMBÉM

Com o auxílio dos especialistas do InstaCarro, plataforma online de compra e venda de veículos, esclarecemos a seguir essas diferenças.

Injeção direta se populariza no Brasil; veja como funciona a tecnologia

2024 word2
Vw Up! Tsi: O Compacto Inaugurou No País, Em 2015, A Injeção Eletrônica Direta Em Motores 1.0 (Foto: Divulgação/Volkswagen)
publicidade

Antes exclusiva dos carros de luxo, a injeção direta de combustível já é uma realidade até entre os automóveis compactos produzidos no Brasil.

No País, o primeiro carro 1.0 com a tecnologia foi o Volkswagen up! TSI, de 2015. Hoje, o sistema de alimentação de combustível é usado em modelos como Hyundai HB20, Volkswagen Polo TSI, Hyundai Creta 1.0, Fiat Pulse, VW T-Cross e VW Nivus, entre tantos outros.

publicidade

O primeiro motor automotivo com injeção direta de combustível foi criado em 1925 pelo sueco Jonas Hesselman. Mas foram os alemães que popularizam a tecnologia nos anos 1930, aplicando o sistema aos propulsores diesel e também naqueles usados por aviões.

O primeiro carro de produção com motor de quatro tempos a gasolina a contar com o sistema foi o esportivo Mercedes-Benz 300SL “Asa-de-Gaivota”, de 1954. Mas a tecnologia se tornou largamente difundida apenas a partir dos anos 1990.

2024 word2
Motor Do Mercedes-Benz 300Sl Foi Pioneiro No Uso Da Injeção Direta (Foto: Divulgação)
publicidade

Injeção direta x injeção indireta

Diferentemente da injeção indireta, que acontece no coletor de admissão, a injeção direta ocorre diretamente no cilindro, permitindo assim uma queima mais eficiente da mistura ar/combustível. O resultado é um ganho em termos de consumo e desempenho na comparação com propulsores com injeção indireta com a mesma cilindrada.

Um exemplo desse ganho de rendimento é o Honda City de geração mais recente. Equipado com um motor 1.5 aspirado com injeção direta e 126 cv, registra média de consumo urbano com gasolina de 13,1 km/l. Enquanto isso, o seu antecessor, menor e mais leve e equipado com um propulsor 1.5 multiponto de 116 cv, roda o máximo de 11 km/l com gasolina.

Mas nem tudo são vantagens…

No entanto, os motores com injeção direta de combustível apresentam, também, algumas desvantagens em relação aos propulsores com injeção convencional. Uma delas é o custo de manutenção mais elevado.

publicidade

Por se tratar de um sistema que trabalha com alta pressão de combustível, exige que os componentes – como bombas, tubulações e filtros – sejam mais robustos, portanto mais caros. Além disso, exigem, na realização de um serviço de manutenção, equipamentos específicos e mão de obra especializada – o que é igualmente mais custoso.

Clique aqui e aperte o botão “Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Esses motores são ainda mais sensíveis à variação da qualidade de combustível do que aqueles com injeção eletrônica indireta. Portanto, fique atento na hora de abastecer o carro.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo SilveiraPaulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.