A deixou claro que não vai economizar no conteúdo de tecnologia para a futura versão 100% elétrica da picape full-size 1500.
A marca norte-americana apresentou na CES 2023 a Ram Revolution BEV Concept, que apresenta muitas soluções ousadas de tecnologia. A Ram 1500 elétrica em sua versão definitiva será apresentada ainda neste ano como linha 2024, antecipa a fabricante.
Ao menos no conceito, a Ram deixa claro que prepara uma forte rival para a e a .
A futura Ram 1500 elétrica (ou BEV na sigla em inglês) foi inteiramente projetada sobre a nova plataforma STLA Frame e contará com “dois módulos elétricos de transmissão”, nas palavras da fabricante, oferecendo tração integral para a picape.
A Ram, por sua vez, ainda não entrou em detalhes sobre os dados de potência e torque da futura 1500 BEV, porém adianta que a picape elétrica será capaz de recuperar 160 km de autonomia em apenas 10 minutos quando conectada em estações de recarga de alta capacidade, utilizando corrente contínua de 800 V a até 350 kW.
Entre os diferenciais técnicos, a Ram 1500 Revolution Concept contará com esterçamento ativo das rodas traseiras em até 15º para auxiliar na manobrabilidade do veículo. Graças à propulsão elétrica bem mais compacta em relação aos motores térmicos convencionais, o time de engenharia da Ram conseguiu otimizar o espaço interno da picape sem comprometer a área de carga.
Interessante destacar alguns atributos do conceito, como a divisória central elétrica entre a cabine e a caçamba. Com ela aberta, explica a Ram, será possível transportar na picape objetos com até 5,49 m de comprimento. Outro ponto interessante é que a picape conta com uma terceira fileira de assentos rebatíveis, algo inédito em um veículo do tipo.
Assim como nas rivais F-150 Lightning e Silverado EV, a Ram 1500 elétrica também oferecerá o porta-malas dianteiro, ou “frunk” como tornou-se conhecido.
Dotada de recursos de condução autônoma Nível 3, a Ram 1500 Revolution foi apresentada com um inusitado “Modo Sombra”.
A Ram explica que a funcionalidade fará com que a picape “siga automaticamente o motorista andando à frente do veículo. Esse recurso, ativado por voz, pode ser útil em situações em que o motorista precisa se mover a uma curta distância e não quer voltar para a picape, como ao pegar ferramentas ou equipamentos em um local de trabalho”.
“O veículo seguirá o motorista a uma distância segura, usando sensores e tecnologia de câmera para navegar em torno de obstáculos. Essa inovação aumenta a eficiência, tornando o trabalho mais fácil e conveniente”, acrescenta a Ram.
A picape ainda contará com outros recursos avançados, como o head-up display com realidade aumentada, e um painel central com uma área de 28” de telas. A tela inferior, inclusive, será removível e poderá ser utilizada como um tablet de acordo com as necessidades do motorista ou dos passageiros.
Por fim, o sistema de suspensão pneumática adaptável presente na Ram 1500 Revolution contará com três modos, um para facilitar o acesso dos passageiros ao interior, um para favorecer a aerodinâmica e outro para o uso off-road.
Fonte: autoo