Quanto tempo dura comida cozida na geladeira?
Exceder o número de porções, antecipar a comida da semana ou antecipar o preparo de lanches para um evento são motivos para refrigerar alimentos cozidos. O objetivo é preservar as provisões por mais tempo. Mas quanto tempo dura uma comida cozida na geladeira?
Embora esta prática seja comum, realizá-la sem considerar que o processo de refrigeração tem um prazo de validade, traz algumas consequências. Todos os alimentos, cozidos ou não, têm prazo de validade, mesmo os que podem ser congelados.
Por que é necessário guardar alimentos cozidos na geladeira?
O cozimento em lote é freqüentemente praticado com a intenção de ter estoque de comida. No entanto, consumir uma refeição estragada pode levar a uma intoxicação que pode variar de leve a grave.
Como a Mayo Clinic, as doenças transmitidas por alimentos estão enraizadas na contaminação dos alimentos, uma vez que você ingere organismos infecciosos ou toxinas causadas por putrefação.
A intoxicação alimentar manifesta-se com os seguintes sintomas:
- Fraqueza.
- Dor de cabeça.
- Náusea e vomito.
- Febre e calafrios.
- Cólicas abdominais
- Diarréia, às vezes com sangue.
Conforme pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as sobras devem ser refrigeradas por no máximo 2 horas após o cozimento ou 1 hora se expostas a temperaturas externas acima de 90 ° F.
Se os pratos estiverem muito quentes, espere que esfriem um pouco antes de refrigerar.
Quanto tempo dura comida cozida na geladeira?
Nem todos os alimentos requerem refrigeração especial; por exemplo, picles, desidratados, aqueles com poucos nutrientes ou muito sal. Os alimentos que exigem isso são os seguintes:
- Ovos.
- Queijos.
- Lacticínios.
- Cremes e molhos.
- Receitas que combinam alimentos cozidos e crus.
No entanto, por questões de segurança, é necessário descartar os alimentos que apresentam algum sinal de decomposição ou que aparentam estar bons, mas que estão na geladeira há várias semanas.
Embora o frio retarde a decomposição e, portanto, a proliferação de microorganismos, para minimizar os riscos é pertinente conhecer a durabilidade média.
Peixe
Peixes e mariscos cozidos são preferíveis para consumir antes de 2 dias na geladeira. No caso do peixe branco congelado, não suporta mais de 3 meses, prazo que se alarga para 6 se for cru.
Quando a proteína não é devidamente resfriada, pode causar intoxicação por escombróide, os Arquivos Pediátricos do Uruguai.
Carnes
Na geladeira, as carnes em ensopados, caldos ou molhos podem ser consumidas até 2 dias após o armazenamento. Congelado dura até 4 meses. O tempo é determinado, além de boa refrigeração e hermetismo, o índice de gordura; quanto mais gordura, mais rápido fica rançoso.
Aves
Frango e peru cozidos prolongam sua conservação sob refrigeração por no máximo 4 dias. Quando congelados, mantêm-se em bom estado por um período igual ou inferior a 1 ano.
Ovos
Existem várias opiniões sobre as preparações com . Um deles te dá uma semana no freezer, como limite para consumi-los. Já a OCU refere-se a um tempo menor ou igual a 3 semanas; no caso particular da gema ou da clara, especificam 2 a 4 dias.
Sopas
Sopas refrigeradas servem até 4 dias; enquanto se você congelá-los, elas resistem a 3 meses.
Macarrão e arroz
Tanto a massa quanto o arroz cozido conservam seus sabores por 4 dias na geladeira. Congelados, você pode consumi-los em um mês.
Dicas para uma melhor conservação na geladeira dos alimentos cozidos
O CDC os refrigeradores como ferramentas úteis na segurança alimentar. A análise deles observa que esses aparelhos precisam ser ajustados entre 32 ° F e 40 ° F, enquanto os freezers são ajustados para 0 ° F ou menos.
Da mesma forma, eles insistem em distribuir alimentos mornos em diferentes recipientes rasos com tampas, para acelerar o resfriamento.
Por seu lado, a Comunidade de Madrid, por exemplo alocar as prateleiras central e superior da geladeira para armazenar alimentos cozinhados, uma vez que é a zona mais fria do aparelho. Outras dicas são as seguintes:
- Separar: Separe os dos alimentos cozidos para evitar a contaminação cruzada.
- Rótular: identifique o envase com o tipo de alimento e a data de cozimento, pois contribui para o cálculo da validade.
- Aja rapidamente: não espere muito para levar comida cozida para a geladeira, ela apenas não deve estar quente.
A importância de uma boa embalagem para armazenar alimentos cozidos na geladeira
Usar recipientes herméticos é fundamental para que os durem mais no frio. Refrigerar a preparação na mesma panela em que você cozinhou acelera a oxidação e os danos.
Esse processo resulta da mistura de umidade, baixas temperaturas e alumínio. Se quiser aproveitar ao máximo o que preparou, é melhor guardar as sobras em um recipiente de vidro ou plástico, em ambos os casos com tampa.
Fonte: melhorcomsaude