Sophia @princesinhamt
Política

Deputados retomam trabalhos na ALMT nesta quarta tendo que conciliar sessões com campanha » Esportes & Notícias

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Após o recesso parlamentar, os deputados estaduais retomam os trabalhos nesta (03) na Assembleia Legislativa, tendo que conciliar as sessões com a campanha eleitoral visando a reeleição nestes dois meses que antecedem as eleições de 2 de outubro. De acordo com o presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (União), a partir da sessão de amanhã, os parlamentares começam a apreciar os projetos que já estavam em pauta e que não foi possível votar no primeiro semestre.

“Esperamos também que as comissões voltem a funcionar, vamos também marcar para os próximos dias uma sessão para [analisar] os vetos [do Executivo]. Mas não tem nada de tão polêmico, vamos debater apenas os projetos que estão em tramitação”, explicou Eduardo Botelho.

Botelho lembrou ainda que as convenções partidárias para a homologação das candidaturas entram na reta final nesta semana, terminando na sexta-feira, 5 de agosto. Com os nomes definidos nas atas das convenções, as legendas têm até o dia 15 de agosto para apresentar os registros junto ao Tribunal Superior Eleitoral (). Um dia depois, 16 de agosto, as campanhas eleitorais já podem ser iniciadas de acordo com a legislação eleitoral.

Quórum

“Tem que conciliar isso, conciliar a campanha com as sessões. São dois meses aí que tem que sacrificar todos, para que venham nas sessões. O deputado tem a opção de participar virtualmente ou de participar de forma presencial em plenário. Isso vai a ter quórum. Se exigíssemos que todos viessem, talvez tivesse mais dificuldades, mas com isso aí nós teremos quórum suficiente para todas as sessões que nós fizermos até as eleições”, disse o presidente da ALMT.

Convenção do União

Em relação a convenção do União Brasil, que será realizada na sexta-feira, dia 5, Botelho disse que faltam apenas alguns detalhes. Com o nome do governador Mauro Mendes (União) confirmado para disputar a reeleição, resta a confirmação do candidato ao Senado na chapa, que se encaminha para a confirmação de Wellington Fagundes, cujo partido, o PL, do presidente Bolsonaro, vai coligado com o União Brasil para as eleições. Quanto ao vice, Mauro Mendes já informou que o atual vice, Otaviano Pivetta, aceitou ser candidato novamente repetindo a dobradinha.

“Está muito tranquilo, o União Brasil está bem definido, com uma chapa que está pronta para deputado estadual, para deputado federal. Estamos seguindo a formalização das coligações para governador e senador, ainda não está bem definido, e também vice-governador. Mas até sexta feira, com certeza, vai estar tudo definido. A convenção vai ser uma festa, um pontapé inicial para esta campanha vitoriosa que nós vamos começar”, afirmou Botelho.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.