Nesta terça-feira (3) haverá temporais de Norte a Sul do Brasil. Ao menos é o que indica a Climatempo em boletim meteorológico divulgado para a data.
+ El Niño em 2023? Veja quais são as chances de o fenômeno ocorrer
Segundo a empresa, temporais serão registrados ao longo do dia em pontos de todas as cinco regiões do país: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Em duas delas (Norte e Nordeste), os temporais serão acompanhados de trovoadas. Enquanto isso, uma nova frente fria se desloca sobre o Sul e o risco de queda de granizo segue elevado no Centro-Oeste.
Previsão do tempo com temporais e trovoadas
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas brasileiras. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta terça-feira (2).
O tempo fica firme na Campanha Gaúcha, mas os temporais permanecem ocorrendo nas demais áreas devido à atuação de um cavado meteorológico, além da formação de uma área de baixa pressão na costa paranaense e deslocamento de uma frente fria.
Santa Catarina e Paraná devem ficar em alerta devido aos fortes temporais e chuva volumosa. Os maiores acumulados são previstos para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o oeste catarinense.
O alerta de temporais e os acumulados são elevados em São Paulo, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas Gerais. As instabilidades são associadas à presença de uma baixa pressão na costa do Paraná, além do corredor de umidade que vem da Amazônia e ventos em altitude.
Nas demais regiões mineiras, no Rio de Janeiro e em grande parte do Espírito Santo, céu nublado e pancadas de chuva, mas sem grandes volumes. Tempo firme na faixa que engloba o norte fluminense e o sul capixaba.
As instabilidades ganham força e a chuva aumenta sobre a região devido à circulação da Alta da Bolívia, combinada com a umidade que vem da Amazônia, calor e circulação dos ventos.
Mato Grosso do Sul, Goiás e o sul de Mato Grosso ficam em alerta devido aos altos acumulados de chuva e temporais. A possibilidade de queda de granizo é elevada em toda a região.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) — combinada com o calor, a alta umidade e a circulação de ventos — favorece a formação de nuvens carregadas em toda a região.
Há condições para temporais e trovoadas. Os maiores acumulados são previstos para o sul do Maranhão e do Piauí.
As instabilidades predominam em toda a região. A chuva é mais intensa e volumosa sobre o Amapá e o Pará. Pancadas pontualmente fortes das demais áreas de região, onde não se descarta a possibilidade de temporais e trovoadas.
___________________
: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
___________________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural