Sophia @princesinhamt
Política

Mauro Mendes assume junto com Pivetta com o desafio de tornar o Estado mais eficiente

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O governador Mauro Mendes (União) e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), reeleitos em outubro para mais um mandato de quatro anos, foram empossados em solenidade realizada no final da tarde deste domingo, 1º de janeiro de 2023, na Assembleia Legislativa. Em seu discurso, Mendes relembrou a reestruturação do Estado e afirmou que no segundo mandato terá pela frente o desafio de tornar o Estado, um dos mais eficientes do País, cada vez mais eficiente.

“No segundo mandato nós teremos missões e tarefas talvez um pouco diferente. Hoje nós temos um Estado que está figurando entre os melhores estados do Brasil. Nosso grande desafio será o desafio da eficiência”, disse o governador durante seu discurso.

O evento realizado na sede da ALMT foi conduzido pelo presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (União), e reuniu autoridades dos demais poderes, parlamentares estaduais e federais e convidados.

Mendes chegou à Assembleia acompanhado da esposa, a primeira-dama, Virgínia Mendes, e do filho Luíz Antônio, que representou as duas irmãs, que não puderam comparecer ao evento.

Na abertura, Eduardo Botelho pediu ao primeiro-secretário, Max Russi (PSB), que recolhesse os diplomas de Mauro Mendes e Otaviano Pivetta e também suas declarações de renda, conforme determina a Constituição Estadual e o regimento interno da ALMT. Na sequência, o governador foi a Tribuna para oficializar o compromisso de posse, sendo seguido pelo vice que também fez o juramento prometendo defender a constituição da República e do Estado e defender as leis, e promover o bem geral. Em seguida, o primeiro secretário Max Russi fez a leitura do termo de posse.

Em sua fala, Mauro Mendes lembrou das dificuldades enfrentadas no início do primeiro Mandato, com Mato Grosso vivendo grave crise financeiro, o que o forçou a tomar medidas austeras para poder “consertar” o Estado. Ele ressaltou que foi com o apoio da Assembleia que foram editadas leis e normas que permitiram um ajuste fiscal e a retomada do crescimento.

“Conseguimos com muito esforço e excelente resultado essa missão que nos foi confiada de consertar o Estado de Mato Grosso. Os números podem ser traduzidos pelo resultado da última eleição. Honrosamente recebemos 68,45% dos votos dos mato-grossenses. Recebemos mais de 1,114 milhão de votos. Cada um destes votos depositou em mim, mas não só em mim. Em todos nós que estamos no Executivo do Estado uma nova missão. Uma missão que nós teremos que exercer ao longo dos próximos quatro anos. Trabalhar om a mesma seriedade. Colocar Deus na frente como sempre fiz. Colocar os nossos propósitos que incansavelmente perseguimos no dia a dia”, afirmou o governador.

Mauro Mendes disse ainda que após a solenidade na Assembleia, durante a posse dos secretários de Estado, no Palácio Paiaguás, ele falaria um pouco mais sobre o tema eficiência, que deverá estar presente no dia a dia de seu mandato nos próximos quatro anos.

“Quero um Estado que seja mais eficiente para entregar políticas públicas para o cidadão. Quero um Estado que seja capaz de devolver à sociedade tudo aquilo que pagamos na forma de impostos. Quero que, com a mesma lealdade, com a mesma determinação, coragem, contar com o apoio de todos vocês, da Assembleia Legislativa, dos nossos deputados federais, senadores, dos nossos secretários e servidores. Os desafios serão diferentes, porém não serão menores”.

Eleição
A chapa do governador Mauro Mendes e do vice Otaviano Pivetta recebeu 1.114.549 votos totais, o equivalente a 68,45% dos votos válidos apurados na eleição de 2 de outubro de 2022.

Perfil
Mauro Mendes Ferreira exerceu o cargo de prefeito de Cuiabá, entre 2013 e 2016. Empresário, já esteve à frente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), do Sesi e Senai entre 2007 e 2010, e foi vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2019 foi eleito governador de Mato Grosso pela primeira vez, quando recebeu 840.094 mil votos.

O vice-governador Otaviano Pivetta também é empresário em Mato Grosso e ex-deputado estadual. Foi prefeito de Lucas do Rio Verde por três vezes, tendo assumido o cargo pela primeira vez em 1997. Sua última gestão, encerrada em 2016, recebeu mais de 80% de aprovação da população.

(Com Assessoria)

 

2024 word3

Foto: Jâna Pessoa/Unaf

2024 word3

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Fonte: esportesenoticias

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.