Sophia @princesinhamt
Política

Após posse de Lula, sentimento de tristeza toma conta de patriotas em Cuiabá

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

pós Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomar posse como presidente da República, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começaram a deixar as proximidades da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, na Rubens de Mendonça (Av. do CPA), em Cuiabá. No entanto, vídeos recebidos pela , mostram que alguns patriotas ainda se mantêm no local claramente entristecidos.

Ao som do hino do Exército Brasileiro (EB), alguns patriotas mexiam no celular e outros pareciam desolados. Eles defendiam a intervenção militar, o que é considerado inconstitucional. Os apoiadores do ex-presidente afirmam que houve fraude nas eleições presidenciais, porém o garantiu a lisura do processo eleitoral.

Alguns patriotas deixaram o local no sábado (31), após pronunciamento, em rede nacional, do então vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), no exercício da presidência, que fez críticas veladas aa Bolsonaro. Na ocasião, ele cobrou as autoridades dos três poderes que, segundo ele, teria ficado em silêncio quando o país foi tomado por uma onda golpista.

Por outro lado, alguns apoiadores de Bolsonaro se mantiveram nas proximidades da unidade militar, fizeram vigília e passaram a réveillon orando para que a posse de Lula não fosse realizada.

Posse de Lula

Lula tomou posse na tarde deste domingo (1º) e se tornou presidente da República pela terceira vez. Junto do vice-presidente empossado, Geraldo Alckmin (PSB), Lula assinou o termo de posse.

Para assinar o documento, Lula utilizou uma caneta que diz ter ganhado de um popular em 1989, em um comício no Piauí.

“Ele [o homem que o deu a caneta] disse que era para eu assinar a posse se eu ganhasse as eleições de 1989. Eu não ganhei as eleições de 1989, eu não ganhei em 1994, eu não ganhei em 1998. Em 2002, eu ganhei as eleições e, quando eu cheguei aqui, eu tinha esquecido minha caneta e assinei com a caneta do senador Ramez Tebet [pai de Simone Tebet]. Em 2006, eu assinei com a caneta aqui do Senado. Agora, eu encontrei a caneta. E essa caneta aqui é uma homenagem ao povo do estado do Piauí”, disse Lula.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.