Sophia @princesinhamt
Cinema

Ruggero Deodato, diretor do polêmico Holocausto Canibal, morre aos 83 anos

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O diretor italiano Ruggero Deodato, conhecido principalmente pelo polêmico Holocausto Canibal (1980), morreu aos 83 anos. O jornal italiano Il Post anunciou o falecimento do cineasta nesta quinta-feira (29), mas sem revelar a causa da morte de Deodato.

Relembre a carreira de Ruggero Deodato, mestre do terror italiano

2024 word1
Getty Images

Considerado mestre do terror italiano, Ruggero Deodato ficou famoso pelos seus filmes violentos e sangrentos, em especial Holocausto Canibal (1980), que mostra a expedição de um grupo de antropólogos à Amazônia para documentar os hábitos de uma população que praticava o canibalismo.

O filme conta com cenas extremamente violentas e realistas, inclusive com matança de , o que causou escândalo na época e tentativas de censura. Deodato teve que ir ao tribunal italiano provar que seus atores estavam vivos, mas recebeu uma condenação por tortura de animais. Holocausto Canibal é um dos precursores do gênero “mockumentary” (falso documentário) e influenciou o trabalho de Quentin Tarantino e Eli Roth.

Ruggero Deodato tentou carreira como ator, mas desistiu para ser diretor. Ele começou como assistente de diretores famosos como Roberto Rossellini e Carlo Ludovico Bragaglia, trabalhando em diversos filmes entre 1959 a 1968, incluindo Dança Macabra (1964) e Django (1966). Ele fez sua estreia na direção em Fenomenal e il tesoro di Tutankamen (1986), com pseudônimo de Roger Rockfeller, mas se destacou mesmo mais tarde no cinema de terror. Ele começou com O Último Mundo dos Canibais (1977), antes de chocar o mundo com Holocausto Canibal, além de A Casa no Fundo do Parque (1980), Inferno ao Vivo (1984), Contagem de Cadáveres (1986) e Grite por Socorro (1988).

No final dos anos 80, Deodato se concentrou em filmes de TV e dramas, e seu retorna à direção de terror aconteceu em Ballad in Blood (2016), seu último longa-metragem solo antes de falecer. O diretor fez uma aparição em O Albergue – Parte II (2007), de Eli Roth, produzido por Tarantino. Recentemente, ele anunciou que estava trabalhando na produção de jogos inspirados em Holocausto Canibal.


Holocausto Canibal







Fonte:

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.