Momentos após a confirmação da morte de Pelé, Rei do Futebol, aos 82 anos, líderes mundiais usaram as redes sociais para lamentar a perda e prestar homenagens. Estrela global, e frequentemente citado como o brasileiro mais conhecido do mundo, Pelé viajou por mais de 110 países, sendo 66 deles jogando futebol.
“O Jogo. O Rei. A Eternidade”, escreveu o presidente francês, Emmanuel Macron, quase imediatamente após o anúncio da morte, em francês e português.
Le Jeu. Le Roi. L’Éternité.
O Jogo. O Rei. A Eternidade. pic.twitter.com/ZjeaF7zIGx— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) December 29, 2022
“Nos deixou um dos melhores futebolistas da história. Recordaremos sempre aqueles em que Pelé deslumbrou o mundo com sua habilidade”, disse Alberto Fernández, presidente da atual campeã mundial Argentina. “Um abraço a sua família e ao povo do Brasil, que levará Pelé no coração”.
Nos ha dejado uno de los mejores futbolistas de la historia. Recordaremos siempre aquellos años en donde Pelé deslumbró al mundo con sus habilidades.
Un gran abrazo a su familia y al pueblo de Brasil que lo llevará en el corazón ⚽️ pic.twitter.com/HoaskgnaJC
— Alberto Fernández (@alferdez) December 29, 2022
Já Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, onde Pelé jogou pelo New York Cosmos, destacou que “como um dos atletas mais reconhecíveis no mundo, ele entendeu o poder do esporte para unir as pessoas”.
Entre organizações internacionais, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura relembrou que Pelé era embaixador da Unesco desde 1994 para promover o esporte como ferramenta de paz e de inclusão.
“Até sempre, o Rei”, definiu.
We are deeply saddened by the passing of Pelé. We extend our condoleances to the Brazilian people and the football family.@Pele was @UNESCO Champion for Sport since 1994 and worked relentlessly to promote sport as a tool for peace. He will be greatly missed.
Até sempre, o Rei. pic.twitter.com/SkQeIYe6jg
— UNESCO 🏛️ #Education #Sciences #Culture 🇺🇳 (@UNESCO) December 29, 2022
Fonte: Veja