Quesito de extrema importância na hora de escolher um carro novo, a segurança oferecida por determinado automóvel é algo primordial que deve ser sempre levado em conta pelos consumidores.
Neste ano, o Latin NCAP avaliou 13 modelos comercializados na América Latina, sendo que alguns deles não são oferecidos no mercado brasileiro.
Vale ressaltar que, desde 2020, o órgão adotou padrões mais rígidos em suas avaliações, bem como passou a considerar a presença de alguns assistentes de condução para que os modelos testados alcancem as notas máximas nos procedimentos.
Em 2022, o Chevrolet Tracker, o Mitsubishi Outlander, o Toyota Corolla e os Volkswagen Virtus (com 6 airbags) e Nivus alcançaram a nota máxima nas avaliações do Latin NCAP.
Na outra ponta, a Fiat Strada (também comercializada como Ram 700 em alguns países) registrou somente 1 estrela.
O Hyundai Tucson, o Kia Sportage e o Volkswagen Polo (com 4 airbags) alcançaram 3 das 5 estrelas possíveis.
Contudo, o resultado mais preocupante registrado em 2022 pelo Latin NCAP foi conhecido recentemente.
O JAC E-JS1, primeiro automóvel 100% elétrico avaliado pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, acabou completamente reprovado nas avaliações, finalizando os testes com nenhuma estrela.
De acordo com o Latin NCAP, o elétrico “mostrou estrutura instável e área instável para os pés no impacto frontal com baixa proteção para o peito do motorista, levando a zero ponto no impacto frontal para a segurança dos adultos. No impacto lateral, a proteção dos adultos foi baixa, com o tórax e a pélvis mostrando proteção fraca”.
Além disso, o hatch “não cortou sua energia elétrica após o teste frontal como deveria ter acontecido se o corte de emergência estivesse presente e funcionando corretamente. Também no impacto lateral, o sistema de corte indicou que foi ativado, mas o carro ainda estava em movimento, de modo que a bateria ainda estava conectada e funcionando”.
Até o momento a JAC Motors Brasil não se manifestou sobre o assunto.
Fonte: autoo