A Mariana Milena Prado de Sá tem o orgulho de estar em uma lista bem seleta e específica: a lista de pesssoas que descobriram um asteroide e ganharam o reconhecimento de nada mais nada menos do que a NASA! E tudo isso aos 18 anos (atualmente, ela tem 19, mas possuía 18 na época da descoberta).
Em fevereiro deste ano, a Mariana tinha entrado em um programa chamado Caça-Asteroides, uma parceria da NASA com a União Internacional de Pesquisa Astronômica. As pessoas que se inscrevem recebe um kit de imagens de um telescópio localizado no Havaí. O objetivo é que cada participante faça uma análise das fotos e consiga localizar asteroides a partir delas.
E adivinha? A Mariana não só conseguiu achar um asteroide, como ainda descobriu um que ainda era desconhecido pela ciência! “Mandei na segunda-feira e na sexta-feira eles já deram o retorno de que era um asteroide que nunca antes tinha sido detectado”, disse à . Imagina que orgulho!
‘;
({ {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22002220734//Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 20976469,
medianet: ‘595217863’,
projectagora: 25231864,
useNative: true,
rubicon: ‘2387104’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126878’, placement: ‘inArticle’}
}
}});
({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Como reconhecimento, a jovem recebeu um certificado da NASA e uma medalha do Ministério da Ciência e Tecnologia. No momento, o asteroide ainda não tem um nome, porque ainda precisa ser estudado a fundo pelos cientistas. Já imaginou que legal se deixarem a Mariana escolher o nome? Seria mais do que justo, já que foi ela quem começou tudo isso.
Ver essa foto no Instagram
Hoje, a jovem faz faculdade de Engenharia Mecatrônica na Universidade Federal de Uberlândia (MG) e diz que gostaria de ver . “É muito difícil, na engenharia são pouquíssimas mulheres, na minha turma tem só eu e mais uma. Existe uma carência de programas que tenham essa função de engajar mulheres na área de exatas.”
Participação feminina
A própria Mariana entrou na área inspirada por uma mulher que conhece muito bem: sua mãe, Walkíria Prado, professora de ciências. Por conta da profissão dela, a jovem sempre teve acesso a microscópios em casa e, aos poucos, foi descobindo sua enorme paixão pelo sistema solar e pela astronomia.
Para estimular outras pessoas, a Mariana criou um perfil no Instagram em que compartilha sua rotina de estudos e curiosidades sobre a área. Entre o material que publica, estão vídeos curtos e feitos numa linguagem bem dinâmica, no estilo que viraliza no TikTok.
Em um deles, a jovem fala sobre os planetas com anéis do nosso sistema solar, explicando que são quatro: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Já em outro, Mariana explica o fenômeno do sol da meia noite, que faz com que sempre seja dia em um lugar na Terra.
Então, se você se interessa por astronomia e ciência, está aí um perfil que não dá para deixar de seguir: . Já imaginou se você se torna o próximo a descobrir um asteroide?
Fonte:
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Fonte: awebic