O presidente Volodymyr Zelensky pediu aos ucranianos que tenham “paciência e fé” em seu discurso de Natal logo após uma onda mortal de ataques da Rússia atingir a cidade Kerson, no sul da Ucrânia.
A mensagem de Zelensky veio depois que autoridades ucranianas disseram que a Rússia lançou foguetes no centro de Kherson na véspera de Natal, matando pelo menos 10 pessoas e ferindo dezenas. O presidente da Ucrânia classificou os ataques como “matar por intimidação e prazer”.
“Alguém celebrará [as férias de Natal] em casas de outras pessoas, mas em casas de pessoas estranhas – casas de ucranianos que deram abrigo a ucranianos. Alguém irá ouvir Shchedryk noutra língua – em Varsóvia, Berlim, Londres, Nova York, Toronto e muitas outras cidades e países. E alguém estará este Natal em cativeiro, mas lembrem-se que estamos aqui para o nosso povo, devolveremos a liberdade a todos os homens e mulheres ucranianos”, garante Zelensky em vídeo divulgado nas redes sociais.
“Onde quer que estejamos, estaremos hoje juntos. Fazemos um desejo. Um por todos. E vamos sentir alegria. Um por todos”, apelou. “Vamos devolver a liberdade a todos os ucranianos”, sublinhou, “nenhum drone é capaz de apagar o amanhecer do Natal”.
A guerra na Ucrânia, que completou 10 meses de duração, provocou mais de 6.700 mortes entre civis e 10 mil feridos, de acordo com os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fonte: Veja