Várias autoridades de Mato Grosso lamentaram por meio de notas e em manifestações pelas redes sociais o falecimento do prefeito de Pedra Preta, Nelson Orlato, ocorrido na tarde deste domingo (14). Orlato lutava há um ano contra um câncer no pâncreas.
Ele foi eleito em 2020 tendo como vice em sua chapa Iraci, do PSDB. Na eleição, a chapa vencedora Coligação Unidos por Pedra Preta obteve 39,12% dos votos. Pecuarista, Orlato deixa a esposa, dona Miriam, três filhos e netos.
Natural de Osvaldo Cruz, interior de São Paulo, Orlato chegou em Pedra Preta na década de 70 e era pioneiro na cidade, onde cumpria seu terceiro mandato no comando da prefeitura.
O presidente regional do PSB, e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Max Russi, lamentou a morte do prefeito.
“Acabo de receber a triste notícia do falecimento do meu amigo Nelson Orlato, prefeito de Pedra Preta. Nosso coração também se entristece, nesse domingo do Dia dos Pais. Nelson foi um homem íntegro, amigo, pai, esposo e avô amoroso. Minha solidariedade e sentimento a sua esposa, a dona Miriam, filhos, familiares e amigos”, manifestou-se o parlamentar em suas redes sociais.
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama, Virgínia Mendes, também se manifestaram em nota.
“Ficamos muito abalados com a notícia. Ele será lembrado como um homem que fez muito pelo município e lutou até o fim para melhorar a vida das pessoas. Sabemos a dor de lidar com essa doença e queremos manifestar nossa profunda solidariedade com a família e amigos do Nelson. Estamos em oração para que Deus possa confortar os corações enlutados”, disseram Mauro e Virgínia.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lembrou que Orlato, procedente de Osvaldo Cruz (SP), chegou em Pedra Preta em 1974, onde se tornou uma figura importante, colaborando no município como empreendedor no campo de cereais.
“Com toda certeza, sua partida causa dor e tristeza. Mas, a imagem que fica é a de uma pessoa brilhante, visionária e, principalmente, amorosa com todos aqueles que estavam ao seu redor. Tive a honra de vivenciar tudo isso pessoalmente quando trabalhamos juntos com o então deputado federal Jonas Pinheiro. Nelson foi mais um amigo que a política me deu e que levo para sempre em meu coração”, lembrou Emanuel.
O deputado Ondanir Bortolin, o Nininho, disse por meio de uma rede social que conheceu Orlato na década de 80. “Sei que era uma pessoa que gostava do trabalho e da política do bem”.
O senador Wellington Fagundes expressou por meio de uma nota seu pesar pelo falecimento do amigo.
“Perdi um amigo e a região Sul perdeu um prefeito comprometido a melhorar a cidade Pedra Preta. Ele era um pioneiro da cidade e estava no terceiro mandato. Meus sentimentos aos amigos e familiares por perder um pai e avô no Dia dos Pais”.
Do mesmo partido de Orlato, o PSB, a ex-senadora Serys Slhessarenko escreveu em uma rede social:
“Recebo com pesar a notícia de falecimento do companheiro de partido, Nelson Orlato, prefeito do município de Pedra Preta. Meus sentimentos e solidariedade à família e aos amigos”.