“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”, afirmou João Guimarães Rosa em um dos livros mais importantes da literatura nacional, Grande Sertão: Veredas. A obra narra a vida em terras sertanejas no sertão do Nordeste e foi publicado em 1956. No entanto, o clássico ressoa até hoje com a realidade de quem vive nessa região do país.
Filho de agricultores paraibanos, Mateus Araújo sabe muito bem o que é crescer em meio a esse cenário que apesar das dificuldades proporciona memórias e ensinamentos únicos. Grato a tudo o que viveu durante a sua infância, adolescência e fase adulta de formação, ele resolveu homenagear a família com um lindo ensaio fotográfico para comemorar a sua conclusão do mestrado.
Natural de Boa Vista, no Cariri paraibano, ele cresceu na zona rural e sempre frequentou escolas públicas da região. Em 2014, ele conquistou a tão sonhada vaga no curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e esse ano tornou-se mestre pela mesma instituição.
Ver essa foto no Instagram
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22002220734/awebic.com/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 20976469,
medianet: ‘595217863’,
projectagora: 25231864,
useNative: true,
rubicon: ‘2387104’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126878’, placement: ‘inArticle’}
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
O caminho até a diplomação não foi nada fácil, mas o apoio e incentivo dos pais sempre foi o seu principal motor.
“Da alfabetização até a conclusão do ensino médio sempre tive que ir e voltar caminhando pra escola por não ter transporte. Já na graduação, também tive que enfrentar outros obstáculos. Lembro que eu tinha um caderninho que fazia as contas de quantos dias daria pra ir pra universidade de ônibus, e quantos dias eu teria que ir a pé pra não faltar dinheiro“, afirmou em entrevista ao G1.
De acordo com o jovem, seus pais não concluíram o ensino fundamental, mas sempre souberam da importância da educação e nunca deixaram de reforçar a necessidade do garoto estudar para trilhar novos caminhos.
Ver essa foto no Instagram
“O FILHO DOS AGICULTORES TAMBÉM VENCEU”
Durante os anos na graduação e mestrado, todas as conquistas de Mateus eram comemoradas pelos pais, que mesmo sem entender muito bem do que se tratava se orgulhavam do filho. Devido a toda a sua história, o jornalista resolveu homenagear o pai e a mãe com um lindo ensaio fotográfico no sítio onde cresceu.
“Durante toda essa trajetória, apesar de não terem uma formação acadêmica, eles sempre foram os meus maiores mestres, os meus maiores incentivadores. Eu estou aqui também por eles“, explicou.
Segundo jovem, a ideia das fotos é também mostrar para outras pessoas que assim como ele têm uma origem humilde que nada é impossível!
Ver essa foto no Instagram
“Quero incentivar outras pessoas de origem humilde, mostrar que é possível alcançar os seus objetivos, apesar de não ser fácil, confesso, não quero romantizar as dificuldades, mas dizer que não é impossível“, pontuou.
O resultado do ensaio fotográfico foi compartilhado em sua conta oficial do Instagram e render cliques de encher os olhos de lagrimas.
“Por mais que eu saiba que eles não possuem domínio da escrita e da leitura, fiz esse ensaio com eles para que eles fiquem cientes que são os maiores mestres que eu poderia ter nessa vida, é uma forma de dizer que eles venceram”, concluiu.
Que imagens lindas e que trajetória maravilhosa! Muito sucesso para você, Mateus!
Fonte: .
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Fonte: awebic