A Casa do Dragão é o primeiro spin-off de Game of Thrones na HBO e no catálogo da HBO Max, se aprofundando na história dos Targaryen 200 anos antes dos eventos que acompanhamos na série original. Desta forma, a série pode ajudar a consertar e explicar melhor um polêmico episódio de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) em GoT, mostrando a história de Rhaenyra Targaryen (Emma D’Arcy).
A Casa do Dragão é melhor que Game of Thrones? Primeiro episódio do spin-off deixa crítica chocada
Com a história da Casa Targaryen sendo aprofundada em A Casa do Dragão, isso pode ajudar a compreender as ações e motivações da Daenerys na reta final de Game of Thrones, quando ela, montada em seu dragão, bota fogo em Porto Real no quinto episódio da 8ª temporada, “The Bells”.
Essa tomada de Porto Real por Daenerys foi bastante criticada pelos fãs de Game of Thrones, que afirmavam se tratar de uma mudança repentina de caráter, sem explicação ou justificativa adequada. Em A Casa do Dragão, Rhaenyra também é capaz de tomar Porto Real, não com a mesma destruição causada por Daenerys, mas há paralelos interessantes entre essas histórias, que podem contextualizar melhor.
Rhaenyra e Daenerys são personagens muito diferentes, mas existem algumas semelhanças em suas personalidades e motivações. Ambas passam a maior parte de suas vidas acreditando que o Trono de Ferro que lhes pertence e farão o que for preciso para alcançar o poder, movidas pela ideia de seu direito de governar – o que as leva a tomar algumas decisões questionáveis e, muitas vezes, fatais.
Daenerys sempre teve a intenção de tornar o mundo um lugar melhor, enquanto Rhaenyra não tinha objetivos tão grandiosos, mas ambas chegaram ao poder de Westeros e tomaram Porto Real. Isso tudo está embutido na história de Rhaenyra em A Casa do Dragão desde o começo, com a série configurando a guerra civil dos Targaryen. Ou seja, não vai demorar muito para o público perceberem o quanto ela é implacável em busca do Trono de Ferro. Isso finalmente pode entregar onde a história de Daenerys falhou em Game of Thrones – não quanto ao destino, mas no desenvolvimento adequado dessa jornada.
A Casa do Dragão é baseada no livro “Fogo & Sangue”, lançado em 2018 por George R.R. Martin, e se passa 200 anos antes dos eventos mostrados na série Game of Thrones.
Na história, acompanhamos a conquista de terras em Westeros, conhecida como a Dança dos Dragões. Nela, acompanhamos a guerra civil que acontece enquanto os meio-irmãos Aegon II (Tom Glynn-Carney) e Rhaenyra (Emma D’Arcy) almejam o trono após a morte do pai Viserys I (Paddy Considine). Rhaenyra é a filha mais velha, mas Aegon é o filho homem de um segundo casamento, o que acaba gerando uma crescente tensão entre os Targaryen sobre quem tem o verdadeiro direito ao trono.
A Casa do Dragão estreia em 21 de agosto na HBO e na HBO Max.