Sophia @princesinhamt
Notícias

Governo inaugura o 1º Centro de Formação de Alta Performance de Mato Grosso

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word3

O Governo de Mato Grosso inaugura nesta quinta-feira (22.12), às 15h, o primeiro Centro de Formação de Profissionais de Alta Performance, o “Seciteci Alta Performance”. A unidade funcionará em um prédio na Avenida Mato Grosso, em Cuiabá, e contará com a oferta de vários cursos na área de tecnologia.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com o Centro de Recondicionamento de Computadores Recytec, a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faesp), e o Núcleo de Redes Inteligentes e Sistemas Computacionais (RISC), vinculado à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Para a estruturação do prédio e o início das atividades, foram investidos R$ 4,9 milhões. O desafio é atender as demandas do mercado de trabalho, que busca por profissionais qualificados em áreas de alta tecnologia – as chamadas “profissões do futuro”. As atividades terão início com a instalação do escritório do Parque Tecnológico Mato Grosso e do espaço coworking para o uso compartilhado por startups.

A partir de fevereiro de 2023, terão início as aulas para os 270 alunos do curso de Programador de Sistemas. Após a conclusão do curso, os 50 alunos com melhor desempenho serão contratados para atuarem como bolsistas na Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). Com remuneração de R$ 6 mil, a proposta é que os profissionais atendam demandas por soluções tecnológicas nas secretarias e órgãos do Estado. A bolsa terá duração de 12 meses.

Também serão ofertados os cursos de Técnico em Programação de Jogos Digitais, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Modelagem em 3D, Robótica Educacional de Baixo Custo, Marketing Digital, Influenciador Digital, Internet das Coisas – IOT, Desenvolvimento do Pensamento Computacional, Inteligência Emocional e Gestão do Tempo.

“A ideia do Governo do Estado é suprir uma demanda represada por profissionais com qualificação específica, em áreas de alta tecnologia. E o Centro de Alta Performance será exatamente essa escola, com atuação específica, focada na formação profissional especializada, com turmas presenciais e a distância, formados com excelência, em cursos e profissões inovadoras. Nossos profissionais vão receber qualificação de ponta, e estarão em pé de igualdade com profissionais formados nos grandes centros tecnológicos. Outro diferencial do empreendimento é a oportunidade de contribuir com a revitalização do centro histórico de Cuiabá, ocupando um prédio antes ocioso”, pontuou o secretário da Seciteci, Maurício Munhoz.

Fonte: GOV MT

2024 word3

O Fundo Estadual de Saúde, gerido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), foi destaque nacional ao se manter na categoria Bronze 3 do certificado “Nível de Maturidade da Gestão”, entregue pelo Governo Federal nesta quarta-feira (21.12). A boa prática de Mato Grosso já havia sido reconhecida em abril de 2022, quando o Estado recebeu a certificação pela primeira vez. 

A certificação reconhece a adoção de práticas de excelência na gestão de transferências de recursos da União. Entre abril e dezembro de 2022, o Fundo Estadual de Saúde obteve aumento da nota de avaliação, indo de 72,43 para 74,16.

“Pela segunda vez, em 2022, temos o reconhecimento da boa gestão e governança que é praticada na SES. Isso nos orgulha, sobretudo por termos melhorado a nossa performance. O nosso objetivo é melhorar cada vez mais, para, desta forma, entregar um melhor serviço para a população de Mato Grosso”, manifestou a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira.

O documento é reconhecido pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, em conformidade com a portaria nº 66, de 31 de março de 2017, que dispõe sobre critérios de excelência para a governança e a gestão de transferência de recursos da União operacionalizadas por meio da Plataforma+Brasil.

“A SES tem o cuidado com a gestão pública e a consideração pela população mato-grossense. É muito gratificante acompanhar os nossos indicadores, que apontam para um serviço mais qualificado e transparente. Tem muito trabalho envolvido neste reconhecimento”, afirmou a secretária executiva da SES, Deisi Bocalon.

Para o presidente do Comitê Setorial de Governança e Gestão para implementação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União da SES, Flávio Pereira de Carvalho, o certificado é um importante reconhecimento para o Estado.

“A nova certificação reconhece o esforço contínuo dos nossos servidores na melhoria da gestão, no aprimoramento das políticas, na prestação dos serviços e na entrega de melhores resultados aos usuários da sociedade mato-grossense”, avaliou.

O Modelo de Governança e Gestão é formado por padrões de referência para a administração organizacional, constituídos pela integração e compilação de boas práticas. O objetivo é contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.

Fonte: GOV MT

2024 word3

A Operação Lei Seca prendeu quatro pessoas por embriaguez ao volante na madrugada desta quarta-feira (21.12), na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá.

Durante a ação foram realizados 91 testes de alcoolemia e registradas 42 autuações, dentre elas 12 por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, sete por conduzir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e seis por conduzir veículo sob efeito de álcool. 

Dentre os 86 veículos fiscalizados na operação, 47 foram removidos por irregularidades (38 carros e nove motocicletas) e foram recolhidas oito CNHs. 

A operação é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (GGI/Sesp) e nesta edição contou com as forças integradas do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria de Mobilidade Urbana(Semob).

(Com a supervisão de Alecy Alves)

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.