Desde que a guerra da Ucrânia começou, em 24 de fevereiro deste ano, temos visto muitas manifestações de solidariedade e apoio. Agora, foi a vez do canoísta ucraniano Yuri Cheban, bicampeão olímpico, anunciar que colocou à venda as três medalhas que conquistou durante Olimpíadas.
O dinheiro obtido com o leilão dos itens será doado ao Círculo Olímpico da Ucrânia, uma instituição criada com o objetivo de reconstruir o país e ajudar as pessoas a seguirem em frente depois de toda a destruição provocada pela guerra.
A Ucrânia tem cidades cheias de destroços e com muitos prejuízos na parte de infraestrutura, com escolas, hospitais e prédios inteiros reduzidos a pó. Isso sem falar no prejuízo ambiental, já que muitas florestas, rios, animais e o solo também estão sentindo as consequências do conflito.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22002220734/awebic.com/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 20976469,
medianet: ‘595217863’,
projectagora: 25231864,
useNative: true,
rubicon: ‘2387104’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126878’, placement: ‘inArticle’}
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Por isso mesmo, é tão importante a ajuda de pessoas como Yuri Cheban. Para quem não o conhece, ele tem 36 anos, nasceu na cidade de Odessa e conquistou a sua primeira medalha olímpica em 2008, quando levou o bronze em Pequim, na China.
Quatro anos depois, ele foi ainda mais longe ao ganhar o ouro na categoria C-1 200 metros em Londres, no Reino Unido. Nas Olímpiadas do Rio, em 2016, Yuri repetiu o feito e chegou a declarar, na época, que era um dos melhores momentos da sua vida, comparável apenas ao nascimento do seu filho.
Medalha de ouro em generosidade
Um atleta abrir mão das medalhas que levou anos e anos de treino e preparação para conseguir é um gesto solidário admirável. Mostra que a preocupação com o seu país vem acima de qualquer título ou de qualquer bem material – até mesmo porque ele continuará sendo lembrado pela conquista, independentemente de ter ou não a medalha em casa.
Aliás, dá até para arriscar dizer que, graças a essa atitude, Yuri será ainda mais lembrado pela população do seu país. É como se fosse uma quarta medalha no currículo da atleta. Só que, em vez de ouro e bronze, está esculpida em generosidade, patriotismo e amor ao próximo.
E sabia que você também pode ajudar a salvar vidas na guerra da Ucrânia e em outros conflitos que atingem o mundo? Aqui no Awebic, já fizemos um post explicando formas de ajudar sem sair de casa, usando apenas o seu celular ou computador.
Nunca subestime o papel que cada um de nós pode ter na hora de ajudar a salvar vidas, a acolher uma vítima da guerra, a colocar comida na mesa de uma família ou garantir remédios para quem tanto precisa!
Fonte:
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Fonte: awebic