A Epic Games, produtora de Fortnite, vai pagar uma multa de US$ 520 milhões, quase R$ 3 bilhões na cotação atual, após uma investigação federal nos EUA descobrir que a empresa tinha invadido a privacidade de crianças e enganado jogadores para comprarem coisas que eles não queriam.
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A Federal Trade Comission (FTC) é a agência reguladora de comércio dos EUA, e segundo a própria, a penalidade aplicada nesta segunda (19) é a maior da história da agência. Em resposta, a Epic Games disse que “Nenhum desenvolvedor cria um jogo com a intenção de parar aí“.
Entenda o caso
O que a Epic fez de errado? Segundo o FTC, a companhia faturou muito dinheiro com crianças, sem seguir as regras de proteção de privacidade online de menores.
A penalidade foi resultado de duas sanções emitidas pela agência, que totalizaram quase R$ 3 bilhões. A primeira sanção foi pela Epic coletar informações pessoais dos jogadores menores de 13 anos e também pelo chat por voz e por texto do jogo ser ligado por padrão.
Essas duas coisas violam a Lei de Proteção da Privacidade Infantil (Children’s Online Privacy Protection Rule) e resultadram em uma penalidade de US$ 275 milhões e no comprometimento da Epic em mudar a configuração padrão de chat de Fortnite.
A segunda sanção é por “usar padrões obscuros para enganar jogadores a fazerem compras indesejadas“. A Epic foi acusada de facilitar a compra acidental de skins ao invés de prevenir o erro, e de dificultar a localização da opção de reembolso quando o jogador quer desfazer a transação.
Segundo o FTC, alguns jogadores que desfizeram transações tiveram suas contas banidas pela empresa, ficando sem acesso a outros itens que tinham comprado anteriormente.
Esta segunda sanção vai custar US$ 245 milhões para a Epic, que terá que reembolsar os jogadores afetados por compras não-intencionais.
O que a Epic tem a dizer
Em um post em seu blog oficial, a Epic aponta as mudanças nas leis de comércio online envolvendo games: “O velho status quo para comércio dentro do jogo e privacidade mudou, e muitas práticas dos desenvolvedores devem ser reconsideradas“.
“Nós compartilhamos os princípios indeléveis de justiça, transparência e privacidade que o FTC representa, e as práticas referendadas pela FTC não são como Fortnite é operado“, diz a publicação.
Entre as práticas que a Epic não considerava como aproveitadoras, mas que mudou após a investigação, estão:
- Salvamento automático de forma de pagamento
- Compras com um único apertar de botão
- Ausência de reembolso automático
- Ausência de limites para compras de jogadores com menos de 13 anos de idade
- Desabilitar contas que buscaram reembolso por compras não intencionais
A multa de US$ 520 milhões certamente não é pequena, mas é bom lembrar, Fortnite sozinho gerou mais de US$ 9 bilhões em seus dois primeiros anos de vida.
Gratuito para jogar, mas com compras dentro do jogo, Fortnite está disponível para Android, PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.
Fonte: terra gameon