O escritor Franz Kafka tem muito a nos ensinar como lidar com a paternidade e saber respeitar os nossos pais mesmo diante de muitas dificuldades e relacionamentos emocionais e físicos.
No Dia dos Pais, você deve fortalecer sua união e relacionamento com seu pai e aprender a lidar com as indiferenças para que os dois cresçam como pai e filhos.
Um trecho do livro “Cartas ao Pai” do escritor Franz Kafka nos faz refletir muito sobre a paternidade e como nós devemos lidar com a educação e criação dos nossos filhos:
Querido pai, tu me perguntaste recentemente por que afirmo ter medo de ti. Eu não soube, como de costume, o que te responder, em parte justamente pelo medo que tenho de ti, em parte porque existem tantos detalhes na justificativa desse medo, que eu não poderia reuni-los no ato de falar de modo mais ou menos coerente. E se procuro responder-te aqui por escrito, não deixará de ser de modo incompleto, porque também no ato de escrever o medo e suas consequências me atrapalham diante de ti e porque a grandeza do tema ultrapassa de longe minha memória e meu entendimento.
Um pai protetor e herói
Devemos ter um relacionamento muito amigável e de confiança com os nossos pais, pois eles são nossos provedores e auxiliares nos momentos de dificuldade.
Nas situações difíceis da vida nós precisamos de alguém que fortaleça nossa mente e ajuda também nas tomadas de decisão para termos de analisar o futuro.
Por mais difícil que seja a vida, ter um super-herói chamado de pai na nossa trajetória e desenvolvimento pessoal é fundamental para olharmos para o futuro com esperança.
Mediante as provações que o mundo oferece, é olhando para nosso pai que aprendemos a ter confiança e esperança de que um futuro melhor virá.
Um pai de verdade protege os seus filhos e livra de toda a ameaça à sua família para que haja segurança e proteção no lar.
Você está sem esperança e desmotivado com o futuro? Converse com seu pai ou alguém que você considera como pai e fale tudo que você está sentindo, você verá o quanto isso faz uma diferença.
Não tenha medo do seu pai
É muito fácil encontrar pessoas que têm medo dos pais e apresentam uma certa relutância em não ter uma boa intimidade com eles.
Infelizmente, existem muitos homens que não sabem lidar com a responsabilidade de educar e criar um filho, por isso, muitos se ausentam e acabam prejudicando o desenvolvimento da criança.
Você não deve ter medo do seu pai, mas sim a esperança e confiança de que aquele homem é o seu alicerce e base para aprender muito sobre a vida e saber lidar com as circunstâncias de uma vida adulta.
Por mais tranquilizante que seja as palavras do seu pai, você precisa aprender a ouvir os ensinamentos e as experiências que ele já passou e quer passar para você não cometer os mesmos erros.
Tenha bons momentos com o seu pai
É muito gratificante quando nós temos memórias boas e afetivas com os nossos pais na infância, isso faz muita diferença quando nós somos adultos e educamos os nossos filhos.
Se você não teve essa oportunidade com seu pai, mas está criando os seus filhos, é fundamental que você cultive e tenha bons relacionamentos com os seus filhos para que no futuro eles tenham com os deles.
Permita-se ser mais aberto com o seu pai e conversar com ele sobre a vida e tudo que tem afligido sua mente para que haja um diálogo saudável entre pai e filho.
Seu pai deve ser o seu melhor amigo e o homem que você confia acima de tudo para que uma união familiar seja bem fortalecida.
Respeite seu pai com todos os defeitos, erra é humano
Errar é humano e até mesmo os nossos pais eram por serem pessoas racionais e emocionais como todos os seres humanos.
Você precisa aprender a lidar com as indiferenças das pessoas e em circunstâncias adversas saber respeitar até mesmo os erros do seu pai.
Que nesse dia dos pais você aprenda ao seu grande amigo e educador que fez de você a pessoa que é hoje. Não use do desrespeito para discordar de certas atitudes do seu pai.
Use o diálogo inteligente para afetar as indiferenças e ter uma relação de união com o seu pai e provedor.
Ame o seu pai
De todas as relações saudáveis que você tem com seus membros familiares, você deve respeitar muito o seu pai e protetor para que sua vida seja mais reta de acordo com os ensinamentos do seu grande amigo.
Aproveite essas ocasiões de Dia dos Pais para conversar com o seu velho e compartilhar experiências e situações da vida para que os dois se unem em assuntos em comuns.
e aperte o botão “Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Aproveite cada momento com o seu grande amigo e provedor desde criança e aprenda como adulto a saber lidar com as diferenças e respeitar e amar cada comportamento do seu pai.
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Seu melhor amigo é o seu pai
Quando tudo estiver perdido e as pessoas desse mundo darem as costas para você, saiba que o seu pai é grande amigo nunca deixará você de lado.
Seu pai é sinônimo de segurança, proteção e um grande provedor que sempre estará ao seu lado nos momentos de dificuldades.
Você precisa aprender a lidar com as adversidades da vida e entender o quanto é importante ter um bom relacionamento com a família inclusive com o seu pai.
Pai, nosso primeiro herói
Quando criança nós sonhamos com nossos super-heróis que vimos nos quadrinhos ou em filmes, mas o nosso grande herói é o nosso pai.
Seu grande amigo e herói nos momentos de dificuldades e da vida é o seu pai e você precisa aprender a enxergar isso.
Com as experiências de muitas pessoas que viveram sem pai é muito difícil de serem ouvidas, por isso você sempre deve respeitar a criação e desenvolvimento da sua criança e ser um bom pai.
Invista em bons relacionamentos com o seu pai e faça com que ele enxergue a importância que ele teve para a sua criação.
Se você tem um pai ativo em sua vida, mostre para ele o quanto foi importante todo investimento de vida que ele fez para te criar.
Além disso, mostre para o seu pai o quanto você ama e respeita do fundo do seu coração e aproveite o Dia dos Pais para demonstrar gratidão por tudo.
…
Você gostou dessa excelente reflexão sobre o Dia dos Pais e o quanto você deve respeitar e amar o seu grande amigo e herói? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes palavras de união familiar.
Cláudio Bernardo é formado na área de tecnologia, redator web e apaixonado por livros de ficção história. Em seu tempo livre ele gosta de estudar e escrever artigos sobre conhecimentos gerais e tocar violão clássico.