Avatar fez um enorme sucesso quando foi lançado nos cinemas em 2009, levando multidões aos cinemas no mundo todo – e, atualmente, é a maior bilheteria de todos os tempos. 13 anos depois, finalmente sua sequência, Avatar: O Caminho da Água, chega aos cinemas, mas o que fez o filme de James Cameron se tornar um fenômeno de público?
Quando foi lançado nos cinemas, o primeiro Avatar se tornou a maior bilheteria de todos os tempos, desbancando outra produção de Cameron, Titanic (1997), e mantendo essa posição até ser ultrapassado por Vingadores: Ultimato (2019) – mas retomou o primeiro lugar com relançamento nos cinemas, atualmente com 2,9 bilhões de dólares em arrecadação. Além disso, Avatar ainda foi indicado a nove Oscars e venceu em três categorias: Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte.
Por que Avatar fez tanto sucesso quando foi lançado em 2009?
Muito do sucesso de Avatar (2009) pode ser explicado pelo seus efeitos visuais revolucionários na época e tecnologia inovadora em 3D, que foram fruto de um longo trabalho de produção durante 15 anos, com desenvolvimento começando em 1994.
Quando Avatar foi lançado, ele apresentou inovações em tecnologia cinematográfica, com a produção sendo filmada em 3D e seus atores posteriormente transformados em versões digitais pela captura de movimento – superando o que era feito até então. Nisso, entramos em outro fator FUNDAMENTAL para o sucesso de Avatar, o fato de que o filme trouxe de volta o cinema 3D, aumentando a popularidade (e nível) das experiências 3D e IMAX.
O nome de James Cameron na direção também era chamativo, por causa de clássicos populares do cinema que ele havia comandado na carreira, como Titanic, Aliens, O Resgate e O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final. Por fim, a história e o mundo de Pandora causou identificação no público, com a narrativa tratando de temáticas importantes (e atuais) ecológicas, especialmente pela exploração militar e imperialismo.
“Avatar é sobre encontrar nosso lar, nossa família, nosso clã. E lutar para proteger o que encontramos e conquistar nosso lugar nele. Isso acaba sendo uma parte mais importante do que as pessoas imaginam. É por isso que falou para todas as culturas do mundo e alcançou o primeiro lugar em todos os mercados. Tratava-se de uma verdade universal da condição humana que transcendia a cultura”, disse Cameron ao USA Today.
13 anos depois do lançamento de Avatar, James Cameron tenta repetir o sucesso da produção com a sequência, O Caminho da Água, que estreia nos cinemas em 15 de dezembro. Além disso, o diretor tem planos para diversas continuações, que vão depender do desempenho do segundo filme em bilheterias. Por enquanto, o terceiro filme (que já foi filmado) está previsto para 2024, o quarto para 2026 e o quinto para 2028.
Fonte: adorocinema