O número de ministérios no terceiro mandato de Lula é próximo do quantitativo de pastas de quando o petista esteve à frente do Executivo nacional do país pela primeira vez, em 2003. Na ocasião, Lula iniciou o governo com 34 órgãos.
Tantos ministérios, segundo Rui Costa é para que o governo possa ter uma organização melhor.” É uma das discussões. Justamente buscando possibilitar que o país faça planejamento. Porque fica um ministério grande que a máquina termina absorvendo a o cotidiano da máquina, absorvendo as ações de governo, e o governo não se planeja no curto, no médio nem no longo prazo”, afirmou o futuro ministro.
Rui Costa também adiantou que, uma das novidades discutidas é a criação de um órgão para cuidar da gestão do governo federal, englobando tarefas como recursos humanos e governo digital. A ideia é que esse ministério seja criado a partir de um desmembramento do atual Ministério da Economia. “Dessa forma o futuro Ministério do Planejamento cuidaria da parte orçamentária, do Plano Plurianual e da construção de projetos estratégicos para o país”, acrescentou Rui.
Lula também já afirmou que deve criar o Ministério dos Povos Originários. A pasta ficaria responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas para os povos indígenas e seria comandado por um representante desses povos.
Fonte: leiagora