Como limpar a pia para evitar o mau cheiro: da torneira ao sifão
Hoje queremos te ensinar a limpar a pia de forma eficaz, desde a torneira ao sifão. São duas peças fundamentais que devem estar sempre limpas para evitar o mau cheiro.
A passagem do tempo faz com que calcário, ferrugem e restos de comida se acumulem nesses acessórios.
Isso deteriora sua aparência, limita seu bom funcionamento e suja sua cozinha. Portanto, é conveniente que você saiba como limpar a pia em geral, para isso você pode seguir os conselhos que temos aqui.
O melhor conselho para limpar a pia: comece pelas torneiras
Para limpar sua pia com sucesso, você deve começar pelas torneiras. Esses acessórios são utilizados com muita frequência, pelo que é normal que comecem a sujar-se e a encher-se de , proveniente da água tratada.
Por outro lado, a constante faz com que se oxidem, perdendo o brilho e prejudicando seu funcionamento. Assim, devem receber um tratamento especial. Tome nota porque vamos te contar como limpar as torneiras de acordo com o seu estado.
Limpe e desinfete as torneiras da pia
Para limpar as torneiras da pia e desinfetá-las, deve-se utilizar e um pano macio. São os produtos com os quais você vai limpar a parte externa.
Quanto à desinfecção das partes internas das torneiras, deve-se retirar o filtro e a grade para mergulhá-los em uma mistura de uma parte de vinagre para três partes de água. Depois de alguns minutos, retire as peças e coloque-as de volta no lugar. Você não precisa enxaguar com água. Além de desinfetar e limpar, ajudará a remover o calcário.
Remova a ferrugem
A aparece nas torneiras da pia devido à umidade e também por conta do tempo. Esse efeito deteriora muito o seu funcionamento e afeta a estética da cozinha.
Embora esses elementos tenham uma vida útil, após a qual devem ser alterados, antes de fazer isso, você deve se certificar de que é o momento certo. Se não for, com alguns truques simples você pode acabar com esse problema:
- Compre antioxidantes químicos especiais para combater a ferrugem nessas peças.
- Coloque uma camada de sal na superfície da torneira que está enferrujada e adicione o . Deixe por várias horas e use uma escova macia para esfregar. Por fim, enxágue com água.
- Faça uma pasta com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e o suco de meio limão. Esfregue as partes enferrujadas com uma escova macia.
- Aplique vinagre branco, desinfete e remova a ferrugem e o calcário. No entanto, esse truque pode danificar suas torneiras se forem douradas, portanto, evite-o nesse caso.
Suma com o calcário das torneiras
O calcário aparece como uma mancha que tira o brilho das torneiras e, em casos extremos, como uma espessa camada de cor amarela ou preta. É normal que esse composto de carbonato de cálcio se acumule nessa peça, mas você não precisa deixá-lo aí.
Como mencionamos, ele é responsável por diminuir a vida útil e promover o mau funcionamento. Para deixar sua pia limpa, você pode seguir vários caminhos:
- Compre e use um anticalcário químico, que tem resultado imediato, mas contamina a água.
- Corte e esfregue um limão diretamente sobre a mancha de calcário, quantas vezes forem necessárias, para fazê-lo desaparecer. Para melhorar o resultado, você pode exprimir o suco de limão em um esfregão. Não use se as torneiras forem douradas.
- Misture o vinagre com água morna e esfregue com um pano, pois deve estar bem seco para não enferrujar. Use uma escova macia para esfregar as juntas, que também são afetadas pelo calcário.
- Crie uma pasta de bicarbonato de sódio com água morna. Aplique, deixe agir e enxágue com bastante água.
- Esfregue as manchas de calcário com pasta de dente. Deixe agir e enxágue com água. Você verá como o calcário desaparece.
- Aplique farinha sobre as manchas e esfregue com um pano. Parece inacreditável, mas funciona muito bem.
É assim que você deve limpar torneiras de pia de aço inoxidável
Devido a sua resistência, a maioria das pessoas prefere instalar pias com torneiras de aço inoxidável. Estes requerem tratamento especial ao desinfetá-las. Embora sejam muito boas, não são imunes ao calcário e às manchas de água, pelo que requerem uma limpeza constante.
Você deve limpar esse acessório com detergente ou vinagre branco. Este último deve sempre ser diluído em água morna, pois é abrasivo e em estado puro pode fazer mais mal do que bem.
Diga adeus ao mau cheiro da pia: é preciso limpar o sifão
O mau cheiro da pia não vai embora apenas limpando sua superfície e as torneiras. É necessário incluir o sifão na rotina.
Restos de alimentos e produtos químicos que devem ser descartados permanecem nesse tubo. Quando quebram, começam a cheirar mal.
Se você tem esse problema e ele persiste mesmo depois de limpar toda a cozinha, aplique alguns dos truques que compartilharemos a seguir.
Misture bicarbonato de sódio, vinagre e água quente
Quando se trata de resultados econômicos, esse truque de limpeza da pia leva a coroa. Não só elimina o mau cheiro, como também desinfeta o interior do ralo.
Basta adicionar uma xícara de bicarbonato de sódio diretamente no sifão com duas xícaras de vinagre. Você terá que deixar a mistura fazer efeito e depois despejar a água quente (com muito cuidado) no buraco.
Quanto mais quente, maior sua eficácia.
Agora, se não tiver vinagre, pode substituir pelo suco de um limão. A reação que ocorre é conhecida como e tem um efeito tão bom quanto o que já mencionamos.
Seja mais agressivo e use alvejante
Se você não gosta de produtos naturais ou se o sifão estiver em uma situação muito difícil, use uma mistura de meio copo de alvejante e meio copo de água fria. Despeje na pia e deixe descansar por 20 minutos. Após esse tempo, abra a torneira e deixe a água correr, retirando a sujeira que ficou retida.
Agora, para diminuir o cheiro forte de alvejante, você pode finalizar a limpeza adicionando suco de limão ou laranja, após o cozimento da fruta de sua preferência. Esse líquido deve ser derramado quente para maior durabilidade do bom cheiro.
Além da limpeza, é preciso cuidar diariamente do sifão da pia
A última das dicas que lhe daremos em relação à limpeza do sifão da pia tem a ver com a prevenção do mau cheiro. Para conseguir isso, tente não jogar comida.
Você deve ter cuidado especialmente com o óleo, que geralmente é jogado no ralo, mas causa sérios danos. Este solidifica em contato com a água fria, formando uma camada que retém os restos de comida e se decompõe por conta própria. Soma-se a isso seus efeitos sobre os mananciais e as espécies aquáticas, uma vez que os resíduos chegam à natureza.
O adequado é recolher o óleo velho em um recipiente de plástico ou vidro e depositá-lo na lixeira. Hoje em dia também existem empresas que se dedicam à sua recolha e transformação.
Fonte: melhorcomsaude