Outubro é o mês dedicado aos pequenos e São Paulo possui uma porção de atividades para fazer com crianças, sendo que alguns parques e atrações terão uma programação especial para celebrar a data. Veja algumas sugestões a seguir:
1. Hello Park
Considerado o primeiro parque multimídia do Brasil, o Hello Park transforma brincadeiras tradicionais em experiências interativas, com projeções, jogos digitais e atividades que estimulam criatividade e movimento. O espaço combina diversão e aprendizado em um ambiente lúdico, ideal para crianças de todas as idades. São mais de 20 atrações distribuídas no parque. A atração “Digital Painter”, por exemplo, é um livro digital de colorir gigante, em que as crianças podem aplicar cores nas imagens que se movimentam na tela! No “Interactive Slope”, os pequenos podem descer em um escorregador interativo em cima de um peixe ou ainda voando em uma espaçonave.
2. Parque da Mônica

Um dos parques temáticos mais queridos do país, o Parque da Mônica, traz brinquedos, atrações e shows que transportam o público para o universo criado por Mauricio de Sousa. Localizado dentro do Shopping SP Market, é um convite para viver momentos de fantasia ao lado de personagens clássicos como Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão. Neste ano que completa uma década de operação, o Parque destaca o espetáculo inédito “A Grande Celebração”, um show musical repleto de emoção, surpresas e, claro, muitas risadas com Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Milena e outros personagens icônicos do universo de Mauricio de Sousa.
3. Estúdios da Mauricio de Sousa Produções

Na Lapa, os Estúdios da Mauricio de Sousa Produções abrem suas portas para visitas guiadas, onde é possível conhecer os bastidores da criação da Turma da Mônica. É o local em que nascem histórias em quadrinhos, desenhos animados, filmes, livros, design de produtos, espetáculos musicais, eventos temáticos interativos, aplicativos, games, webséries, encontros com personagens, parques de diversões e até mesmo balões. O público ainda pode conferir de perto o processo de criação de uma história em quadrinhos. Os estúdios da MSP ocupam mais de 3.000 m² de um moderno complexo empresarial localizado no bairro da Lapa, em São Paulo. O projeto conta com a operação do Forma Conhecer, empresa especializada em turismo pedagógico e a realização da visita à Mauricio de Sousa Produções.
4. Museu da Língua Portuguesa

Ao longo de todo mês de outubro, o Museu da Língua Portuguesa terá programação especial para as crianças. O “Festival Dia das Crianças 2025″ ocupará o Pátio A do museu, o Parque Jardim da Luz e a Pinacoteca de São Paulo – no edifício Pina Contemporânea -, parceiros desta iniciativa, no dia 11 de outubro (sábado). Das 10h às 17h, crianças e suas famílias poderão participar de visitas mediadas pelas duas instituições culturais, cortejos musicais do Sambalhaço e da cia. Pia Fraus, além de brincadeiras e oficinas lúdicas. A programação, totalmente gratuita, pode ser consultada no site do Museu da Língua Portuguesa.
A edição de outubro do Sarau no Museu também será dedicada às crianças. Comandado pelo escritor e artista Rodrigo Ciríaco, o SarauZim coloca como protagonista a criançada, que poderá cantar, ler, recitar, brincar de trava-línguas, cirandar e dançar. Tudo de forma bem livre e divertida. A ação vai acontecer no dia 18 (sábado), das 14h às 15h, no Pátio B, com entrada gratuita.
O Educativo do Museu manterá as atividades voltadas para as crianças em outubro por meio dos projetos “Domingo no Museu” e “Estação Famílias”. Ambos são atrações aos domingos, com espaços de livre brincar, leitura de livros e oficinas artísticas. Tabuleiros e jogos tradicionais de diferentes partes do mundo, oferecidos pela Caravana Lúdica, podem ser manuseados das 11h às 16h, na calçada do Pátio A. Já as ações com os livros acontecem das 13h às 14h30 no terceiro andar (no dia 26 de outubro, a Estação Famílias acontecerá na Ocupação Mauá).
5. Hopi Hari

No Dia das Crianças, 12 de outubro, crianças de até 12 anos terão entrada gratuita no Hopi Hari, parque temático localizado em Vinhedo. A gratuidade será concedida mediante a apresentação de um documento original com foto na catraca do parque. São mais de 40 atrações para toda família, incluindo a Montezum, maior montanha-russa de madeira da América Latina, e o Rio Bravo, um passeio refrescante por corredeiras com mais de 600 metros. Considerado um dos maiores parques de diversão da América Latina, foi projetado como um país fictício, com capital, idioma próprio, entre outras características, e se divide em cinco regiões: Kaminda Mundi, Mistieri, Wild West, Infantasia e Aribabiba. Veja um guia completo do Hopi Hari.
6. Fábrica da Dengo

A Fábrica de Dengo, loja-conceito da marca de chocolates bean-to-bar, celebra o Dia das Crianças com uma programação especial durante os fins de semana de outubro. Nos dias 11, 12, 18 e 19, aos sábados e domingos, o espaço em Pinheiros recebe crianças de 3 a 12 anos para oficinas que despertam a imaginação e fortalecem vínculos afetivos. Das 9h às 10h, a Oficina de Bilboquê (gratuita) permite a personalização de brinquedos feitos com garrafinhas PET, estimulando a criatividade e o reaproveitamento de materiais. Em seguida, das 10h às 14h, a Oficina Quebra-Quebra (R$ 60 por participante) oferece uma experiência gastronômica interativa em que cada criança cria sua própria versão do chocolate icônico da marca. Para encerrar o dia, das 15h às 16h, a Oficina de Bandana (gratuita) convida os pequenos a confeccionarem e decorarem suas próprias peças usando feltro, fitas de cetim e acessórios temáticos de animais. Todas as oficinas acontecem no térreo da Fábrica, recebem até 10 crianças por vez e não exigem inscrição prévia.
7. Museu do Futebol

No embalo do Dia das Crianças, o Museu do Futebol prepara uma festa divertida no sábado, 11 de outubro, das 10h às 17h, com programação gratuita repleta de jogos e brincadeiras. A ação “Futebolices” vai transformar a área externa da instituição em um grande espaço lúdico, com jogos no estilo “futebol de rua” e estações temáticas que homenageiam grandes craques da bola. As crianças poderão brincar em campinhos de futebol com diferentes formatos, colorir o rosto, jogar pebolim, futmesa e levar para casa figurinhas e medalhas como lembrança. A programação contará com o apoio de mediadores que ajudarão nas brincadeiras e no espaço de lazer para toda a família. Será mais do que um dia de brincadeiras, uma vez que o evento “Futebolices” promove valores como fair play, protagonismo e cidadania e reforça o papel do futebol como espaço de convivência, educação e celebração coletiva.
8. PopHaus

De 10 a 12 de outubro, o PopHaus tem horário estendido e atividades extras em comemoração ao Dia das Crianças, nos dois endereços (Santo Amaro e Tatuapé): os visitantes podem aproveitar pintura facial, escultura em balão e recreadores nos intervalos entre uma brincadeira e outra. Além disso, uma grande tela ilustrada convida os visitantes a soltar a criatividade e colorir com canetinhas. Entre as atrações fixas da unidade da Zona Sul, o destaque é a área indoor com dez brinquedos inéditos inaugurados recentemente. O Turbo Slide é a estrela: dois escorregadores de sete e oito metros de altura que terminam em uma imensa piscina com mais de 65 mil bolinhas. O espaço ainda oferece parede de escalada de 10 metros com nove trilhas diferentes, guerra de cotonetes na piscina de espuma, basquete sobre camas elásticas e trampolins radicais. Na área ao ar livre, os brinquedos aquáticos, como Slip N’ Slide (escorregador com boias) continuam refrescando nos dias de calor.
9. Arcade Haus

O Dia das Crianças também é a oportunidade perfeita para conhecer a segunda unidade do Arcade Haus no Tatuapé. Sucesso desde 2023 em Santo Amaro, a atração transforma o corpo em joystick em duas salas imersivas para jogos em equipe. Pisos de LED com sensores respondem a cada passo, salto ou desvio, criando uma experiência única e cheia de adrenalina – um verdadeiro videogame no qual o participante é o próprio avatar. Entre os jogos, estão desafios de memória, como o Caminho Secreto, e aventuras que exigem agilidade e raciocínio rápido, como a Travessia Extrema, o clássico Batatinha Frita 1, 2, 3. A grande novidade é o “Pega-Pega”, primeiro jogo competitivo do Arcade, em que os jogadores disputam entre si.
Fonte: viagemeturismo